Covid -19

Variante Delta: saiba mais sobre a mutação do coronavírus confirmada em Alagoas

Médica fala sobre os estudos recentes e como se proteger

Por Marcos Filipe Sousa 10/08/2021 13h01
Variante Delta: saiba mais sobre a mutação do coronavírus confirmada em Alagoas
Variante Delta tem mesmos sintomas de gripe e resfriado - Foto: Pixabay

Este início de semana surpreendeu a todos com a notícia do secretário de saúde do Estado, Alexandre Ayres, confirmando dois casos da variante delta do coronavírus em Alagoas. Embora tenha sido identificada há sete meses na Índia há mais dívidas do que certezas sobre essa cepa.

A médica Tereza Tenório explicou que estudos mais recentes demonstram que a cepa é uma das modificações chamadas pela Organização Mundial de Saúde de “variante de preocupação”.

“Porque ela tem a possibilidade de causar reinfecção em quem já teve a doença e de poder escapar da proteção até em quem já se vacinou, embora com menor intensidade”, explicou.

As pesquisas apontam, segundo a médica, que a variante é muito mais transmissível e produz uma quantidade de vírus nas vias aéreas dez vezes maior do que a observada em pessoas infectadas com outras cepas, podendo resultar em sintomas mais graves.

“Muitos estudos ainda observam o comportamento dessa variante delta. A gente já pode confirmar que a vacinação e as medidas de proteção, como máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações, são extremamente eficazes contra uma nova onda desta pandemia. Lembrar do ciclo de vacinação completo, porque as vacinas trarão mais condições para que nosso organismo enfrente a pandemia e enfraqueça o vírus, diminuindo a sua circulação no mundo inteiro”, completou.

As duas pessoas detectadas com a variante são um idoso de 63 anos que não havia tomado a vacina contra a covid-19 e um jovem de 24 anos e reside em Palmeira dos Índios.