Variante Delta: saiba mais sobre a mutação do coronavírus confirmada em Alagoas
Médica fala sobre os estudos recentes e como se proteger
Este início de semana surpreendeu a todos com a notícia do secretário de saúde do Estado, Alexandre Ayres, confirmando dois casos da variante delta do coronavírus em Alagoas. Embora tenha sido identificada há sete meses na Índia há mais dívidas do que certezas sobre essa cepa.
A médica Tereza Tenório explicou que estudos mais recentes demonstram que a cepa é uma das modificações chamadas pela Organização Mundial de Saúde de “variante de preocupação”.
“Porque ela tem a possibilidade de causar reinfecção em quem já teve a doença e de poder escapar da proteção até em quem já se vacinou, embora com menor intensidade”, explicou.
As pesquisas apontam, segundo a médica, que a variante é muito mais transmissível e produz uma quantidade de vírus nas vias aéreas dez vezes maior do que a observada em pessoas infectadas com outras cepas, podendo resultar em sintomas mais graves.
“Muitos estudos ainda observam o comportamento dessa variante delta. A gente já pode confirmar que a vacinação e as medidas de proteção, como máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações, são extremamente eficazes contra uma nova onda desta pandemia. Lembrar do ciclo de vacinação completo, porque as vacinas trarão mais condições para que nosso organismo enfrente a pandemia e enfraqueça o vírus, diminuindo a sua circulação no mundo inteiro”, completou.
As duas pessoas detectadas com a variante são um idoso de 63 anos que não havia tomado a vacina contra a covid-19 e um jovem de 24 anos e reside em Palmeira dos Índios.
Últimas notícias
Sevidores da Prefeitura de Maceió precisam abrir contas no BRB para recebimento de salários
Ronaldo Lessa participa da entrega de 156 títulos de propriedade em Maribondo
Polícia Civil apura circunstâncias de acidente que vitimou radialista no Agreste de AL
Deputado Fabio Costa participa de fórum internacional sobre segurança pública
Empresária denuncia furto de placa em loja no centro de Maceió
Veja o estado de saúde das vítimas do acidente envolvendo micro-ônibus no Pontal
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
