Mapa mostra regiões de AL que serão “engolidas” pelo mar ou inundações em 30 anos
Projeção foi feita por um grupo estadunidense de cientistas independentes
Marechal Deodoro, Passo de Camaragibe, Capela e Piaçabuçu estão entre as cidades alagoanas que serão mais afetadas pelo aumento do nível do mar ou inundações costeiras nos próximos 30 anos, em decorrência do aquecimento global.
A projeção é do Climate Central — uma organização independente de cientistas e jornalistas localizada em New Jersey (EUA) — que criou um mapa das áreas que serão afetadas pelo fenômeno no ano de 2050. Basta acessar e conferir a região desejada.
Em Maceió, boa parte das regiões banhadas pelo mar ou pela Lagoa Mundaú sofrerão algum tipo alteração, de acordo com a projeção. Inclusive, a inundação pode chegar próximo ao Estádio Rei Pelé, no bairro do Trapiche da Barra.
O mapa é baseado em conjuntos de dados em escala global para a probabilidade de elevação. Segundo a organização, como o mapa incorpora grandes conjuntos de dados que sempre incluem alguns erros, ele deve ser considerado como ferramenta de triagem para identificar locais que podem exigir uma investigação mais profunda de risco.
No entanto, ainda de acordo com o Climate Central, a precisão do mapa diminui ao avaliar os riscos de eventos de enchentes extremas. O mapa não é baseado em simulações físicas de tempestades e enchentes e não leva em consideração fatores como erosão, mudanças futuras na frequência ou intensidade das tempestades, inundações no interior ou contribuições de chuvas ou rios.