Ex-secretário de assistência social de Maceió é alvo de operação do Ministério Público no DF
Araújo Filho está sendo investigado por desviar recursos da saúde

Convocado para a CPI da Covid, o ex-secretário Municipal de Assistência Social de Maceió, o professor Francisco Araújo Filho foi alvo de uma operação nesta quarta-feira (18). O antigo gestor da pasta está sendo investigado sob a suspeita de desviar recursos de contratos na saúde, quando ocupou o cargo de secretário da Saúde no Distrito Federal (DF) pelo período de sete meses, em 2020.
Encontrado em Manaus, Francisco será investigado pelo seu envolvimento nas irregularidades dos contratos emergenciais para a instalação de leitos de UTI, ocorridos no período de março a outubro do ano passado.
Uma apuração será feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, por meio da Operação Ethon para analisar o caso.
Ao todo 67 mandados de busca e apreensão foram expedidos para as investigações, envolvendo casos ocorridos no DF, Amazonas, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.
Conforme as investigações apontaram, Araújo Filho possui envolvimento com uma organização criminosa voltada a direcionar procedimentos administrativos para a contratação das empresas Domed e Organização Aparecidense de Terapia Intensiva (OATI).
A Domed recebeu verbas para disponibilizar 50 leitos de UTIs ao Hospital Regional de Santa Maria, enquanto a OATI, deveria entregar 20 leitos ao Hospital de Base e outros 10 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião. As primeiras apurações demonstram que, apesar de terem sido contratadas, essas empresas não forneceram medicamentos, insumos e mão de obra necessárias, não cumprindo os contratos firmados.
Em Alagoas
Araújo Filho é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), instituição na qual também já foi professor e realizou a sua pós-graduação em sua área de atuação.
Em sua trajetória pelo estado, o ex-secretário de Maceió também já foi nomeado como vereador de Cajueiro e também como Secretário Municipal de Saúde do mesmo município.
Com um currículo extenso e multidisciplinar, Araújo Filho também foi diretor financeiro do Instituto Zumbi dos Palmares, de 2008 a 2009.
Veja também
Últimas notícias

Polícia de SP prende mais um suspeito do assassinato de ex-delegado

STF marca para novembro julgamento contra núcleo 3 da trama golpista

Hemoal promove coleta externa de sangue no Itec nesta terça-feira (7)

Governo de AL lança programa Alagoas Conectada e investe em tecnologia para escolas

Buscas por criança desaparecida no Pontal do Peba são suspensas pelo segundo dia

Justiça suspende obras de megaempreendimento em área costeira de Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
