Gestores da SSP - AL participam de curso básico de prevenção ao crime
Iniciativa da ONU Habitat com o Governo de Alagoas tem o objetivo de diminuir a criminalidade por meio de intervenções urbanas
Integrantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP), participam a partir desta segunda-feira (23), do Curso Básico de Prevenção do Crime por meio do Desenho Ambiental (CPTED), promovido pelo Programa da ONU para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) em parceria com o Governo de Alagoas. As aulas acontecem na Escola de Governo de Alagoas, em Maceió, e vão até a próxima sexta (27).
A atividade tem o objetivo de capacitar os profissionais para a compreensão da influência do ambiente urbano na redução da criminalidade. O curso é ministrado pelo major PM Isângelo Senna da Costa, professor do Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), doutorando e mestre em Psicologia Ambiental pela Universidade de Brasília.
Segundo ele, o planejamento das intervenções urbanas pelo método CPTED (em inglês Crime Prevention Through Environmental Design) tem o objetivo de diminuir a criminalidade e levar a sensação de segurança em ambientes físicos compartilhados. “Nós produzimos esses instrumentos para melhorar a segurança em uma perspectiva local”, afirmou.
A abordagem multidisciplinar conta com referências a diversas temáticas como a psicologia social para a prevenção criminal; criminologia ambiental; comportamento humano e design ambiental. A programação terá também atividades práticas que incluem visitas a localidades com altos índices de crime e violência em Maceió, dentre elas, Centro, Jacintinho e Benedito Bentes.
Gestores de diversos órgãos públicos estaduais e das prefeituras de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios responsáveis por planejar e acompanhar iniciativas de intervenções urbanas também participam do curso.
Para o major PM Iran Rego, da Chefia de Articulação Política de Prevenção da SSP, a capacitação pode ajudar a construir um território urbano mais seguro nos bairros da capital e do interior. “Esperamos obter mais conhecimento sobre essa questão do ambiente em relação ao crime e, de forma conjunta somando esforços com outros órgãos governamentais, construir um território mais seguro urbanisticamente”, explicou.
O curso é mais uma iniciativa do projeto Visão Alagoas 2030, do Governo de Alagoas, que visa promover o desenvolvimento sustentável no estado em parceria com a ONU Habitat Brasil. Para Alex Marques Rosa, coordenador de programas da ONU Habitat em Alagoas, a incorporação dessa configuração de prevenção pode ajudar a tornar o ambiente urbanos mais seguro para a população. “ A expectativa é que essa integração seja colocada em prática no dia a dia das secretarias, incorporando uma visão sistêmica de cidade seguras onde todos os setores têm um papel na prevenção da criminalidade”, completou.
Veja também
Últimas notícias
Deputada Estadual Gabi Gonçalves realizará a entrega do Comenda de Mérito Vera Arruda a oito mulheres empreendedoras
MPs de AL e BA desarticulam e denunciam organização que comandava maior tráfico de aves do país
Caminhão desce sem freio e provoca colisão com dois carros em Palmeira dos Índios
Cibele Moura celebra vitória de João Neto na presidência do CRF-AL
[Vídeo] Tartaruga verde é resgatada com marcas de rede e traumatismo craniano
Suspeito de atirar em escola indígena é preso em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
