Gestores da SSP - AL participam de curso básico de prevenção ao crime
Iniciativa da ONU Habitat com o Governo de Alagoas tem o objetivo de diminuir a criminalidade por meio de intervenções urbanas
Integrantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP), participam a partir desta segunda-feira (23), do Curso Básico de Prevenção do Crime por meio do Desenho Ambiental (CPTED), promovido pelo Programa da ONU para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) em parceria com o Governo de Alagoas. As aulas acontecem na Escola de Governo de Alagoas, em Maceió, e vão até a próxima sexta (27).
A atividade tem o objetivo de capacitar os profissionais para a compreensão da influência do ambiente urbano na redução da criminalidade. O curso é ministrado pelo major PM Isângelo Senna da Costa, professor do Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), doutorando e mestre em Psicologia Ambiental pela Universidade de Brasília.
Segundo ele, o planejamento das intervenções urbanas pelo método CPTED (em inglês Crime Prevention Through Environmental Design) tem o objetivo de diminuir a criminalidade e levar a sensação de segurança em ambientes físicos compartilhados. “Nós produzimos esses instrumentos para melhorar a segurança em uma perspectiva local”, afirmou.
A abordagem multidisciplinar conta com referências a diversas temáticas como a psicologia social para a prevenção criminal; criminologia ambiental; comportamento humano e design ambiental. A programação terá também atividades práticas que incluem visitas a localidades com altos índices de crime e violência em Maceió, dentre elas, Centro, Jacintinho e Benedito Bentes.
Gestores de diversos órgãos públicos estaduais e das prefeituras de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios responsáveis por planejar e acompanhar iniciativas de intervenções urbanas também participam do curso.
Para o major PM Iran Rego, da Chefia de Articulação Política de Prevenção da SSP, a capacitação pode ajudar a construir um território urbano mais seguro nos bairros da capital e do interior. “Esperamos obter mais conhecimento sobre essa questão do ambiente em relação ao crime e, de forma conjunta somando esforços com outros órgãos governamentais, construir um território mais seguro urbanisticamente”, explicou.
O curso é mais uma iniciativa do projeto Visão Alagoas 2030, do Governo de Alagoas, que visa promover o desenvolvimento sustentável no estado em parceria com a ONU Habitat Brasil. Para Alex Marques Rosa, coordenador de programas da ONU Habitat em Alagoas, a incorporação dessa configuração de prevenção pode ajudar a tornar o ambiente urbanos mais seguro para a população. “ A expectativa é que essa integração seja colocada em prática no dia a dia das secretarias, incorporando uma visão sistêmica de cidade seguras onde todos os setores têm um papel na prevenção da criminalidade”, completou.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
