Estado lança programa de Zoonoses para combater a situação de cães e gatos abandonados
Programa está previsto para começar em setembro
O Secretário de Estado da Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, deu uma entrevista nesta segunda-feira (30) para dar esclarecimentos sobre o novo programa de Zoonoses, que será lançado em toda Alagoas. A previsão é que comece a funcionar em setembro.
Ao demostrar preocupação com a causa animal, Ayres disse que esta acaba, também, se tornando uma demanda de saúde pública. Segundo ele, foi observada uma proliferação muito grande de gatos e cachorros sem que haja uma política pública efetiva para resolver o problema.
Foi daí que veio a ideia para o programa. O secretário contou que a ideia é a fazer um grande credenciamento e contratar clinicas de bairros, ONGs e clinicas sediadas nas zonas urbanas das cidades do estado como um todo. E as clinicas e Ongs vão receber os animais de acordo com a sua produção.
Ainda ontem, ao lançar a informação nas redes, Ayres disse que a população ficou receosa de que os animais sejam sacrificados. Ele disse que esse não é intuito. O objetivo do programam é fazer um programa de castração organizado. Segundo ele, o primeiro estado do Brasil a ter esse tipo de programa.
“Tudo será feito através de um sistema que está sendo desenvolvido pelos nossos especialistas, pelos nossos técnicos para que a gente tenha muita transparência e um acompanhamento de perto dessa situação”, disse.
Além disso, o projeto engloba ações educativas, um trabalho conjunto em todos os municípios para que a população também colabore para a melhoria no controle.