Audiência proposta por Rodrigo Cunha discute “real digital” nesta quarta-feira
Termo é o nome de uma moeda virtual
A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal realiza nesta quarta-feira (1), às 9h, uma audiência pública interativa para discutir a criação e a implantação do "real digital". A audiência foi proposta pelo senador Rodrigo Cunha (PSDB), presidente da Comissão.
"Precisamos debater este tema. A digitalização é uma realidade na vida da população, em vários campos, mas ainda não há informações mais claras de como isso vai acontecer quanto ao dinheiro em circulação no Brasil. Esta audiência vai nos ajudar a aprofundar este debate, explicou o senador Rodrigo Cunha.
O real digital é uma CBDC (Central Bank digital currency), ou seja, moeda digital criada por bancos centrais como nova forma de representação da moeda, alternativa ao dinheiro físico. Uma diferença crucial entre as CBDCs e as criptomoedas hoje existentes é que estas últimas são ativos arriscados, por não serem regulados pelo Banco Central.
Participam da audiência Fábio Araújo, representante do Banco Central do Brasil (BC); Leandro Vilain, Diretor Executivo de Inovação, Produtos e Serviços Bancários da FEBRABAN; Daniel Gersten Reiss, Coordenador-geral de sistemas financeiros representante do Ministério da Economia; Dora Kaufman, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP); Eduardo Diniz, professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV); e Silvia Amélia Fonseca de Oliveira, diretora de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Em todo o mundo, pelo menos 50 bancos centrais estão estudando a criação de CBDCs, entre eles o Banco Central do Brasil. Em outubro de 2020, as Bahamas foram o primeiro país a lançar uma CBDC, o sand dollar. Outros países, entre eles China, Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão e Suécia, também têm projetos semelhantes.
Entre as possíveis vantagens das CBDCs, estão a redução do uso de dinheiro em espécie, a prevenção da lavagem de dinheiro e o estímulo à inovação e à concorrência no ambiente digital.
O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pela telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e Cidadania pode ser acessado pelo site https://www12.senado.leg.br/ecidadania.
Últimas notícias
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Deputada Gabi Gonçalves entrega Placa de Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas à tapioca da Dona Rosa, em Rio Largo
Morre a atriz Titina Medeiros, a Socorro de 'Cheias de Charme', aos 48 anos
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
