Monitor aponta recuo da seca no oeste de Alagoas
Entretanto, os impactos permanecem de curto e longo prazo

O monitor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) apontou um recuo na seca no oeste de Alagoas. A intensificação no estado começa em outubro do ano passado, quando a maior parte apresentava seca fraca e um trecho do Sertão tinha classificação moderada, e evolui com o passar dos meses.
"Outubro, em Alagoas, é caracterizado por poucas chuvas em quase todo o estado. As chuvas observadas ficaram abaixo da média na região leste e acima da média no extremo oeste. Este quadro, apoiado pelos indicadores de seca, levaram a um avanço da área de seca fraca na região centro-norte do estado. Predominam os impactos de curto prazo, ficando somente parte da porção oeste sob impactos de seca de curto e longo prazo", consta no relatório.
Entretanto, os últimos dados divulgados, de julho de 2021, apontam uma redução da seca no oeste alagoano. "Devido às anomalias positivas de precipitação dos últimos meses, houve o recuo da seca grave no oeste. Os impactos permanecem de curto e longo prazo."
O leste do estado, que cobre do Agreste ao Alto Sertão, está dividido em três categorias da condição climática: moderada, grave e fraca. Estas foram citadas em ordem de espaço geográfico ocupado no mapa exibido pelo monitor.
No sumário da ferramenta é citado a expansão da seca grave em dois estados do Nordeste, que são o Rio Grande do Norte e a Paraíba. Além disso, houve o avanço da moderada no Piauí, Maranhão e na Bahia. "Nesses também ocorreu intensificação da seca na porção central e sul, passando de moderada para grave".
Últimas notícias

Bolão feito em Arapiraca ganha mais de R$ 86 mil na Mega-Sena

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

‘Adolescência’ reforça importância do PL de Daniel Barbosa sobre violência de gênero nas escolas

Adolescente de 17 anos fica ferida após cair de caminhão em União dos Palmares

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Homem é encontrado morto com marcas de tiros e mãos amarradas em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
