Saúde

Campanha do Hemoal vai sortear camisa oficial e autografada do CSA

Campanha acontece até 30 deste mês, exclusivamente, no Hemoal Trapiche

Por 7Segundos, com Sesau 07/09/2021 14h02
Campanha do Hemoal vai sortear camisa oficial e autografada do CSA
Consultor de negócios do CSA, Lucas Ramon, exibe camisa oficial e autografada pelos jogadores do time - Foto: Carla Cleto

No mês em que o Centro Sportivo Alagoano (CSA) completa 108 anos, a Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove a Campanha Torcedor Sangue Bom. A partir desta terça-feira (7), feriado da Independência do Brasil e data da fundação do time, os voluntários que doarem sangue estarão concorrendo ao sorteio de uma camisa oficial, autografada pelos craques da atual temporada do Azulão.

A iniciativa, que ocorre até o dia 30 deste mês, além de homenagear o CSA, que foi criado em 1913 e possui uma das maiores torcidas do futebol alagoano, tem como objetivo contribuir para manter estabilizado o estoque de sangue do Hemoal Maceió. Isso porque, o órgão possui apenas 64% do percentual de bolsas necessário, uma vez que deveria dispor de no mínimo 300 unidades, mas, conta com 194.

“Por meio da parceria com o CSA, vamos promover mais uma ação para formarmos um estoque de sangue estratégico no Hemoal. Para isso, conclamamos a torcida do Azulão para que compareça à Unidade Maceió durante o mês de setembro e comemore os 108 anos do time salvando vidas, comprovando, na prática, que o azulino é torcedor sangue bom”, salienta a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes, ao informar que o sorteio da camisa autografada ocorre às 11h do dia 1º de outubro.

De acordo com o consultor de negócios do CSA, Lucas Ramon, a parceria do Azulão com o Hemoal comprova a responsabilidade social do time com os alagoanos. “O CSA é um patrimônio do povo alagoano e, há mais de 100 anos, através do futebol, considerado a maior paixão nacional, leva alegria a milhares de alagoanos. Por isso, neste mês de aniversário, convocamos nossos torcedores para que compareçam ao Hemoal Maceió, doem sangue e salvem vidas, fazendo jus ao nosso slogan, que é União e Força”, conclama.

Critérios

E para se candidatar à doação de sangue, o voluntário deve ter boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e peso mínimo de 50 quilos. É necessário, ainda, comparecer ao Hemoal portando um documento de identificação com foto e usando máscara.

Para os menores de 18 anos, é exigido comparecer ao Hemoal acompanhado dos pais ou responsáveis legais, portando os documentos originais. Caso o voluntário tenha contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, fica impedido de doar sangue.

Quanto à doação de sangue feminina, é proibida, apenas, se a mulher estiver grávida ou amamentando. E para repetir a doação, as mulheres devem aguardar três meses e os homens só podem doar após dois meses. Caso o voluntário tenha feito uma tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocado um piercing, só pode doar sangue após 12 meses.
Campanha acontece até 30 deste mês, exclusivamente, no Hemoal Maceió Trapiche

Covid-19

Se o candidato à doação foi infectado pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, que devem ser contados após a recuperação. Contudo, se o voluntário teve apenas contato com uma pessoa infectada e não apresente sintomas da Covid-19, basta aguardar 14 dias.

No caso dos voluntários que tenham sido vacinados contra a Covid-19, é necessário aguardar um intervalo para doar sangue. No caso da vacina CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas e, no caso dos imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias.