Seduc firma parceria com Letrus para aprimorar desempenho de alunos na redação
Plataforma virtual será ofertada para 51 escolas de ensino médio integral
Estudantes de 51 escolas de ensino médio integral da rede estadual contarão com uma importante aliada na preparação para a prova de redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem): a plataforma Letrus, ferramenta virtual que permitirá a melhoria da produção textual. A conquista é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) e o ‘Programa Letrus de Desenvolvimento de Escrita’, cujo acordo de cooperação técnica foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 13 de agosto.
A ferramenta permitirá o aprimoramento do ensino de redação do gênero dissertativo-argumentativo, beneficiando sete mil alunos do ensino médio. A plataforma também auxiliará os professores de língua portuguesa a preparar seus estudantes para o exame. Para isso, foram realizadas capacitações com os educadores, incluindo o fornecimento de materiais didáticos e assessoria pedagógica, para orientar as intervenções didáticas e suporte no planejamento de aulas, como também suporte técnico da plataforma.
“Esta plataforma de produções de textos auxiliará no empoderamento dos professores e na personalização da aprendizagem dos estudantes, ofertando atividades de produção de textos e análises instantâneas da escrita dos estudantes com o acompanhamento pedagógico especializado do professor. Estarão envolvidos nesta ação todos os estudantes da 3ª série das escolas do ensino médio integral e alguns estudantes de 1ª e 2ª séries, selecionados a partir de dados de avaliações externas, como o SAEB”, conta Danielly Verçosa, gerente das Modalidades da Educação Básica da Seduc.
Como funciona
Para auxiliar no desenvolvimento da escrita, a plataforma trabalha com avaliações individuais instantâneas. A cada produção textual entregue pelos alunos, a inteligência artificial gera uma análise que identifica dificuldades e oportunidades de melhoria dos textos, e ainda prepara um diagnóstico para o professor responsável. Dessa forma, é gerada uma análise personalizada de cada aluno, e também da turma, que permite uma orientação pedagógica mais assertiva.
“Os professores têm acesso a acervos para apoiar o trabalho, dentre os quais, relatórios de estudantes que propiciarão o acompanhamento em tempo real do que os alunos estão fazendo. Esses, por sua vez, produzem na plataforma e recebem nota para o texto e devolutivas baseadas nas 5 competências da matriz de referência da redação do Enem.
Até a data da prova de redação do Enem, o professor terá acesso a diversas propostas de redação e trabalhará quatro ciclos de escrita com seus estudantes”, explica Danielly.
Ela informa ainda que, a partir do resultado alcançado com as 51 escolas envolvidas, o projeto pode se expandir para outras escolas e séries. “Após a análise do impacto da utilização dessa ferramenta na preparação dos estudantes para o Enem, por meio de dados relacionados ao engajamento e ao avanço na produção escrita dos estudantes, a Seduc avaliará a possibilidade de ofertar a ferramenta para os estudantes de todas as escolas da rede estadual de Alagoas”, adianta.
Letrus
Fundada em 2015, na cidade de São Paulo, a Letrus é a primeira entidade brasileira a oferecer um programa de letramento que une inteligência artificial com conhecimento linguístico e acompanhamento pedagógico humano. Por isso, tornou-se a única organização do país a receber o prêmio global da Unesco “King Hamad Bin Isa Al-Khalifa ICT in Education Prize``, o qual reconhece as tecnologias educacionais mais transformadoras do mundo.
Últimas notícias
Homem é morto a tiros próximo a mercadinho no Jacintinho, em Maceió
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
