Política

“Não tenho dúvidas da renúncia de Renan Filho e de ter Marcelo Victor como governador”, diz deputado

Francisco Tenório garante que nome do presidente é unanimidade no Poder Legislativo para ser o governador-tampão

Por Berg Morais 10/09/2021 16h04
“Não tenho dúvidas da renúncia de Renan Filho e de ter Marcelo Victor como governador”, diz deputado
Deputado Francisco Tenório (PMN) - Foto: ALE/AL

O deputado estadual Francisco Tenório (PMN) disse não ter dúvidas de que o presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), Marcelo Victor (Solidariedade), será o governador-tampão de Alagoas. À Rede Antena 7 de Rádios, o parlamentar revelou ter a convicção de que o governador Renan Filho (MDB) renunciará o cargo para participar das eleições de 2022, seja para o Senado Federal ou compondo uma eventual chapa presidencial.

Quando questionado se a ALE já tem um nome definido para uma possível eleição indireta com a vacância do cargo de governador, Tenório não titubeou ao afirmar sobre a preferência por Marcelo Victor. “A Assembleia tem uma admiração e respeito muito grande pelo deputado Marcelo Victor, que é o nosso presidente e tem conduzido muito bem o parlamento alagoano, tem ajudado muito o Estado na questão administrativa. Com certeza, ele seria o nome indicado pela Assembleia e eu acredito que, por grande maioria, ele sai por unanimidade”, revelou.

Já sobre o futuro político do governador Renan Filho, o parlamentar acredita que ele não irá interromper sua carreira política e deixará o cargo para participar das eleições de 2022. “Com certeza ele deixa o cargo. O governador Renan Filho tem feito um bom governo, tem uma boa aceitação popular, tem 40 anos de idade e vai parar sua carreira política nesse momento? De forma alguma! Eu tenho convicção de que ele vai deixar o governo em boas mãos, nas mãos de uma pessoa preparada, competente, inteligente, responsável, que é o deputado Marcelo Victor”, pontuou.

Seguindo a hipótese de Marcelo Victor ser o governador-tampão, Francisco Tenório disse que a decisão de disputar a reeleição ao Governo só caberá a ele. “Aí eu não tenho ainda essa convicção [da reeleição]. Mas eu acredito que sim, ele estando no Governo. Com nove meses de mandato e a seis antes da eleição, com certeza ele pode estar apto a disputar o mandato eletivo de governador. Mas aí é uma decisão dele, e nos vamos respeitar a decisão que ele tomar”, enfatizou.

Por fim, Francisco Tenório diz que o nome que Renan Filho indicará para sua sucessão ainda não foi definido porque o governador aguarda se irá ser candidato ao Senado ou a possibilidade de ser vice na chama presidencial encabeçada pelo ex-presidente Lula. “O ponto máximo para essa decisão é abril. Eu acredito que ele renuncia. Mas há quem tem dúvida. Ele renunciando, aí sim ele vai pensar em eleições”, concluiu.