Cibele Moura apresenta PL para conceder isenção tributária no gás de cozinha
Segundo deputada, preço do gás subiu 29,44% entre julho de 2020 e julho de 2021

A deputada estadual Cibele Moura (PSDB) apresentou, na Assembleia Legislativa de Alagoas, projeto de lei que estabelece o gás liquefeito de petróleo, o popular gás de cozinha, como produto de necessidade básica e um bem essencial. A matéria concede isenção tributária total do Imposto Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), mediante autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
A parlamentar entende que a população alagoana vem sofrendo com os constantes aumentos do produto, o que impacta diretamente na vida de milhares de alagoanos, penalizando principalmente quem mais precisa.
“Estou fazendo tudo o que está ao meu alcance, enquanto deputada, para zerar o ICMS sobre o gás, esse produto que é essencial para toda população. O alagoano vem sofrendo muito com os constantes reajustes do preço do gás, por isso estou propondo a extinção do imposto estadual, tornando esse produto mais barato, sobretudo para os mais vulneráveis”, afirma Cibele.
Cibele ressalta ainda que o preço do gás subiu 29,44% entre julho de 2020 e julho de 2021, quase três vezes mais os 9,85% do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para famílias com renda mensal entre um e cinco salários mínimos. Informa também que, segundo a Petrobras, 15,5% do preço do botijão de gás é referente ao ICMS. Em Alagoas, de acordo com a deputada, segundo dados da Secretaria da Fazenda, a alíquota do ICMS sobre o botijão de gás é de 18%, uma das mais elevadas do País.
Entretanto, pontua a parlamentar no PL, embora haja isenção de PIS e Cofins, que se deu por decreto federal, é preciso que haja esforços dos demais poderes competentes para tornar o gás mais acessível aos alagoanos.
De acordo com o PL, fica o Poder Executivo Estadual obrigado a solicitar ao Confaz autorização para implantar a isenção tributária. Enquanto essa autorização não for concedida, a isenção tributária estará submetida à alíquota do ICMS para os produtos integrantes da cesta básica.
Últimas notícias
![[Vídeo] Beneficiários do INSS dizem que descontos ilegais começaram antes de 2019; veja relatos](https://img.7segundos.com.br/ipONzwbPoJgfnlsh0oNubmIiwPo=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/previdencia-768x432.jpg)
[Vídeo] Beneficiários do INSS dizem que descontos ilegais começaram antes de 2019; veja relatos

Suspeito de matar homem e balear criança de seis anos em Maceió é preso em resort de luxo em PE

Homem é encontrado morto perto de canavial na parte alta de Maceió

STF julga denúncia contra núcleo 4 da trama golpista

Homem é preso com pistola de uso restrito em bar de Delmiro Gouveia

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 20 milhões
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
