Ufal lamenta a morte do professor de teatro José Acioli da Silva
Acioli foi diretor do Museu Théo Brandão e coordenador do Curso de Teatro da Ufal
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) lamentaram, por meio de nota, o falecimento do professor de teatro José Acioli da Silva Filho.
Acioli foi encontrado morto, na tarde dessa quinta-feira (16), na residência onde morava, no bairro de Jaraguá, em Maceió. A suspeita é que a motivação do crime tenha sido latrocínio (roubo seguido de morte).
"José Acioli da Silva Filho devotou sua vida às artes e à docência, seja no ensino superior, seja no ensino médio, formando gerações e marcando sua trajetória por extensa e valorosa contribuição ao teatro e a diversos outros ramos artísticos", traz trecho da nota de pesar.
Veja a nota na íntegra:
Em nome de todos que fazem a gestão da Universidade Federal de Alagoas, e também de seus estudantes, técnicos-administrativos e docentes, a Universidade Federal de Alagoas e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) externam a consternação de toda a comunidade acadêmica com o falecimento prematuro do professor José Acioli da Silva Filho, ao mesmo tempo em que vêm de público clamar por justiça e por punição contra os responsáveis pelo crime que ceifou a vida deste docente, artista, amigo e defensor da cultura alagoana.
José Acioli da Silva Filho devotou sua vida às artes e à docência, seja no ensino superior, seja no ensino médio, formando gerações e marcando sua trajetória por extensa e valorosa contribuição ao teatro e a diversos outros ramos artísticos. Um profissional dedicado, ético e amoroso, que se empenhava nos projetos que abraçava e pontuava sua atuação pela defesa veemente de nossa cultura. A perda brutal, covarde, violenta e tristemente precoce do professor Acioli deixa uma lacuna imensa em nossa Universidade, em nossa ação extensionista, de ensino e de pesquisa.
Especialmente, deixa um vazio e deixa órfãos todos os que tiveram o privilégio de com ele conviver, aprender, atuar e viver.
A Proex e a gestão da Ufal – Gabinete do Reitor, da Vice-Reitora, das demais pró-reitorias e instâncias de administração da Universidade – apelam às autoridades policiais de Alagoas por elucidação célere deste crime, confiantes no trabalho dos órgãos de segurança pública de nosso estado que, com absoluta certeza, já estão atuando com empenho rumo ao esclarecimento das circunstâncias em que ocorreu este homicídio vil e torpe.
Em defesa da Vida, a Ufal manifesta imenso pesar e dor frente a este momento em que o professor José Acioli da Silva Filho foi retirado de nosso convívio de forma absurda e atroz.
Por fim, solidarizamo-nos com parentes e amigos de nosso eterno professor Acioli, tendo como consolador o fato de que seu legado jamais será esquecido e que sua memória será sempre luz a direcionar e conduzir nossos caminhos.
Últimas notícias
Moraes nega recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista
Prefeitura entrega 30 cadeiras de rodas a usuários do Credefipi em Palmeira dos Índios
Detran Alagoas orienta passo a passo para obtenção da 1ª CNH pelo app e site do órgão
Fim de semana terá predomínio de sol em AL, mas previsão também indica possibilidade de chuvas
Ritmo do maracatu Baque Alagoano e sarau de poesias marcam último encontro de 2025 do Expresso Leitura
MPAL, MPF e DPU ajuízam ação para obrigar Estado a implementar Fundo Estadual de Combate ao Câncer
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
