Covid -19

Renan Calheiros confirma adiamento na entrega de relatório final da CPI

Segundo o senador, mais depoimentos precisarão ser ouvidos

Por 7Segundos com Uol Entrevista 20/09/2021 11h11 - Atualizado em 20/09/2021 11h11
Renan Calheiros confirma adiamento na entrega de relatório final da CPI
Senador Renan Calheiros - Foto: Reprodução/TV Senado

O senador Renan Calheiros (MDB) confirmou o adiamento para a entrega do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. Em uma entrevista dada nesta segunda-feira (20), o relator afirmou que levará ainda mais duas semanas para a conclusão do documento.

Segundo Calheiros, a CPI ainda deverá ouvir mais seis depoimentos, podendo este número se estender até nove, caso seja avaliada a necessidade de estender as investigações.

Apesar da espera, Renan garantiu que irá entregar o documento no dia seguinte após o último depoente ser ouvido. Na ocasião, será feita uma cerimônia de até meia hora, contando a participação de representantes de vítimas da pandemia de cada estado.

“Tão logo haja o último depoimento, eu poderei atualizar o relatório e fazer a sua leitura no plenário da CPI, de modo que a apresentação da leitura dependerá do calendário de depoimentos. A cerimônia acontecerá antes da apresentação do relatório, de meia hora, com representantes de vítimas de cada estado, para que se fale ao Brasil real, profundo, que se esclareça o que aconteceu”, disse Renan Calheiros.

Apesar da conclusão do relatório, segundo explicou o senador, ainda não há uma conclusão sobre todas as investigações feitas pela CPI. De acordo com Renan, somente as investigações de possíveis casos de corrupção nos hospitais do Rio de Janeiro não serão finalizadas, por serem muito complexas.

“O relatório final só deixará para investigação a situação dos hospitais do Rio de Janeiro, que não era fato determinado. É uma investigação muito complexa, porque são muitos sigilos, muitos personagens, muitas empresas, uma coisa aparentemente absurda e complexa feita há muitos anos, provavelmente não vamos ter tempo de concluir essa investigação”, explicou.