Prefeitura de Maceió antecipa segunda dose de vacinas contra a Covid-19
População poderá completar a vacinação com antecedência

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a convocação para os maceioenses completarem o calendário de imunização com a segunda dose das vacinas contra a Covid-19. Para ampliar as possibilidades de acesso à imunização, a partir desta terça-feira (21), a Coronavac estará disponível em todos os pontos fixos de vacinação.
A segunda dose das vacinas Astrazeneca e Pfizer pode ser antecipada por até dez dias nos oito pontos fixos. Assim, quem tem a segunda dose marcada no cartão de vacinação para o dia 1º de outubro, já poderá se vacinar hoje (21), a partir das 9h, em qualquer ponto fixo.
O Corujão da Vacina também está de volta, funcionando das 9h às 21h nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária), além dos drive-thrus de Jaraguá e Serraria. Nos pontos da Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom), Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho) e Papódromo (Vergel), a vacinação ocorre no horário das 9h às 16h.
Especialistas defendem a urgência de completar a vacinação o mais rápido possível para conter o avanço das variantes, que têm maior potencial de transmissibilidade.
“Com o aparecimento das novas variantes, o percentual que se estimava inicialmente, de que 70% de vacinados seriam suficientes para o controle da pandemia, já não é válido. Precisamos vacinar o maior número possível de pessoas, valores próximos de 90% da população se mostram desejáveis. Os não vacinados estão deixando desprotegidos principalmente os vacinados mais frágeis, os grupos mais propensos a desenvolver formas graves da Covid-19: idosos, diabéticos e pessoas com deficiência na imunidade”, informa o infectologista Renée Oliveira.
O médico explica que a resistência de parte da população a tomar a segunda dose das vacinas é prejudicial à própria saúde e à coletividade.
“A vacinação tem dois propósitos, o coletivo e o individual. A negação em se vacinar é temerária do ponto de vista individual, uma vez que esse sujeito estará muito mais vulnerável para com as novas variantes, e trará um enorme prejuízo para com a sociedade. Afinal, já está mais que comprovado que precisamos da maior cobertura possível para reduzir a transmissão do vírus da Covid-19. Para o controle da pandemia, é necessário resgatar os adultos refratários às vacinas e intensificar a vacinação dos adolescentes”, reforça Renée Oliveira.
Ele alerta a população para que não se acomode com a redução dos casos e de mortes em decorrência do número de pessoas que tomaram a primeira dose das vacinas. “A primeira dose traz um bom nível de proteção, como observamos hoje, uma queda grande nas apresentações mais graves da Covid-19, nas internações e nos óbitos, mas é pouco, ainda morre muita gente. Precisamos da segunda dose para intensificar a proteção e agir muito melhor ante as novas variantes. Definitivamente, não é inteligente deixar de tomar a segunda dose”, orienta o infectologista.
Cartão de vacinação e identificação
Para tomar a segunda dose, basta apresentar o documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Quem perdeu o cartão pode solicitar a segunda via no posto onde tomou a primeira dose. Pessoas com deficiência visual que, ao tomar a primeira dose, tenham recebido o cartão convencional, podem solicitar a substituição pelo cartão em braile no ponto onde forem tomar a segunda.
Últimas notícias

Homem é executado a tiros enquanto trafegava de moto em Canapi

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
