Chico Filho explica atraso no encaminhamento da LDO e critica executivo
A expectativa é de que o presidente se comprometa a pautar a lei até amanhã (23), podendo o prazo máximo ser estendido até a próxima terça-feira (28)

No programa de rádio Na Mira da Notícia, da 96 FM, desta quarta-feira (22), o vereador Chico Filho concedeu entrevista falando sobre o atraso para encaminhar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A Lei Orçamentária Anual (LOA) será encaminhada para a Câmara dos Vereadores em outubro.
A atual gestão é nova e, de acordo com o parlamentar, “foram apresentadas vinte e oito emendas, publicadas no Diário Oficial, e encaminhamos para a presidência”. Ele ainda inclui que a mesa diretora e a presidência da casa estão estudando para que tenham conhecimento sobre o que está sendo discutido na legislação.
A expectativa é de que o presidente se comprometa a pautar a lei até amanhã (23), podendo o prazo máximo ser estendido até a próxima terça-feira (28).
“A LOA 2021 era para ter sido aprovada na legislatura passada, e não foi. Quando o prefeito JHC assumiu, ele pediu para que tivesse acesso à LOA de 2021 que ele iria governar e a Câmara encaminhou para o executivo essa legislação”, explica Chico, acrescentando que a Prefeitura devolveu à Câmara apenas no final do mês de março deste ano.
A discussão entre a nova gestão da Câmara Municipal de Maceió durou um mês e meio após o recebimento. “Não houve esse atraso por parte da Câmara, que fique bem claro... A LOA que nós aprovamos em maio demorou esse prazo porque, primeiro, o executivo queria tomar conhecimento e fazer algumas adequações”, esclarece.
Apesar de todos os obstáculos, Chico Filho, que também é presidente da Comissão de Justiça, elogia todos os vereadores envolvidos no processo: “eu tenho uma comissão de justiça muito participativa... Aqui, na Câmara dos Vereadores, os vereadores estão trabalhando, não é vereador ‘capenga’, que fica balançando a cabeça sem ler os projetos, são vereadores preocupados com a população, preocupados com as Leis Orçamentárias”.
Embora o camarista tenha elogiado a equipe, ele também criticou o estado em que a LOA foi entregue a eles: “a LOA não foi muito bem elaborada, como a LDO também recebeu algumas críticas. Inclusive, críticas que foram apresentadas na nossa audiência pública. E foi assumido um compromisso por parte do executivo que a LDO de 2023 virá melhor elaborada do que a de 2022, porque a de 2022 copiou e colou da de 2021”.
O entrevistado conclui afirmando que a Câmara é comprometida em oferecer à população uma legislação de qualidade. “A Câmara não tem interesse nenhum em atrasar a aprovação de orçamento”.
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
