Sudes reforça ações ambientais para evitar descarte irregular
Equipes da Sudes estiveram na Jatiúca, no entorno das obras do Parque da Mulher, para inibir o despejo inadequado de resíduos
A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), realizou, nesta quinta-feira (23), mais uma ação de educação ambiental e fiscalização no entorno das obras do Parque da Mulher, na Jatiúca. O local é considerado um ponto crônico de descarte irregular e, mesmo com a construção de uma área de convívio social, a prática continua sendo executada por moradores e carroceiros que trabalham na região.
Para inibir o despejo inadequado, a Sudes enviou uma equipe de 10 educadores. Orientando a população sobre locais para o descarte correto e de como fazer denúncias, o órgão pretende convocar aliados na luta pela limpeza da cidade e beneficiar mais de 500 residentes do entorno.
A fim de penalizar os infratores, o órgão pôs uma equipe de fiscalização para fazer rondas no bairro, verificando possíveis práticas negativas cometidas por carroceiros, transeuntes ou empresas.
Ivens Peixoto, superintendente da Sudes, explica que a Prefeitura oferta Ecopontos para que sejam feitos os descartes, mas os carroceiros e os moradores não aderem.
“Temos cinco Ecopontos em Maceió. Na parte baixa, e mais próximo da Jatiúca, temos o da Pajuçara, que pode ser acessado por moradores e carroceiros para o descarte de diversos materiais. Porém, estamos tendo pouca adesão e isso acaba atrapalhando o serviço de manutenção da limpeza da cidade”, disse.
Nos Ecopontos (confira o endereço no final do texto), a população e os carroceiros que fazem transportes na cidade podem descartar de pequenos volumes (até um metro cúbico) a resíduos de construção civil, restos de poda e material inservível e volumoso – como móveis e eletrodomésticos em desuso.
“Iremos intensificar as ações de fiscalização na região para punir quem continua praticando o descarte irregular. A limpeza da cidade é responsabilidade de todos, então a população em geral deve andar lado a lado com o poder público”, completou o superintendente.
Além de realizar o descarte nos Ecopontos, outra forma do cidadão ajudar a manter a cidade limpa é denunciando possíveis irregularidades através do número 0800 082 2600 ou whatsapp 98802-4834. Caso seja flagrado, o infrator pode receber uma multa que varia de R$ 120 à R$ 30 mil.
Endereço Ecopontos:
Pajuçara: Rua Campos Teixeira, n°476;
Tabuleiro: Rua Botafogo, por trás do Posto de Saúde Dr. Ib Gatto Falcão;
Dique Estrada: Av. Governador Teobaldo Barbosa – Vergel do Lago;
Santa Lúcia: Avenida Oswaldo Ramos, 912 – Jardim Petrópolis;
Santa Maria: Av. Lourival Melo Mota, Conjunto Santa Maria, s/n – Cidade Universitária
Últimas notícias
Cobrança ilegal por concessionária é interrompida no Pilar após ação do MPAL
Criança de 5 anos é a 16ª vítima do capotamento de ônibus com romeiros na AL-220
Secult divulga resultado preliminar de habilitação do Prêmio Carnaval 2026
Sofrimento prolongado e morte: MPAL leva à Justiça dois casos extremos de maus-tratos
Polícia Militar apreende metralhadoras e drogas em ônibus interestadual, no Sertão
Deputada Gabi Gonçalves realiza mais uma edição do projeto Oficinas da Gabi, em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
