Veleiro acumula sucessões de acidentes e ônibus quebrados em 2021, aponta levantamento
Carros da empresa causaram quatro acidentes em 2021, sendo dois somente neste mês de setembro
Nesta quinta-feira (23), aconteceu o quarto acidente envolvendo um ônibus da Veleiro em 2021 e o segundo somente em setembro, quando um ônibus da empresa bateu em três carros, na Ladeira dos Martírios, no Centro de Maceió. O pneu do automóvel estourou durante o impacto. Segundo o motorista, o para-choque foi arremessado para trás, furando a roda.
O primeiro de 2021 foi no dia 5 de janeiro em Rio Largo, Região Metropolitana de Maceió. O veículo saiu da pista e caiu em uma ribanceira às margens da rodovia AL-210, após uma pane que fez com que o motorista perdesse o controle.
Em agosto, um motorista perdeu o controle do ônibus e bateu em um poste, na Avenida Durval de Góes Monteiro, parte alta de Maceió. As pessoas que estavam dentro tiveram que descer e aguardar outro ônibus da mesma linha.
O terceiro do ano e primeiro deste mês aconteceu na terça-feira da semana passada, dia 14. Desta vez, o veículo simplesmente parou de funcionar durante uma viagem na antiga Avenida Amélia Rosa, no bairro da Jatiúca, parte baixa de Maceió. À época, os passageiros relataram que o eixo do veículo caiu.
É importante ressaltar que dois ônibus eram intermunicipais e dois de linha, ou seja, é um problema que afeta todos os tipos de passageiros que precisam utilizar os serviços da empresa privada; e que não houve feridos em acidente algum.
Também vale lembrar que os funcionários da Veleiro já estão no 14º dia de greve. A categoria cobra o pagamento de salários e do ticket-alimentação atrasados. Além disso, os rodoviários exigem o pagamento das férias, o restante do 13° salário de 2020 e o pagamento de um acordo feito sobre uma parte do salário do mês de março deste ano.
O portal 7Segundos entrou em contato com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para apurar informações sobre as avaliações e a idade dos veículos da empresa, e aguarda resposta.
A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) informou que todos os veículos do sistema são vistoriados por empresas homologadas pelo Inmetro e que este do acidente de hoje está com vistoria em dia.
Até o momento, a Veleiro não se manifestou sobre o assunto.