"Não podemos correr o risco novamente", diz secretário de saúde de Alagoas sobre baixa na taxa
O número indicado da taxa de transmissão pelos especialistas é de 1.00, ou seja, Alagoas está 0,34 pontos abaixo desse índice, sendo a taxa atual de 0,66
A taxa de infecção por Covid-19 vem caindo em todos os municípios do estado. O Governo de Alagoas divulgou, na tarde desta sexta-feira (24), que o índice atual é de 0,66, sendo um dos menores registrados desde o início da pandemia. Logo no início da noite de hoje, o secretário de saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, concedeu entrevista comentando sobre essa diminuição.
Ayres descreve o dia de hoje como “importante”: “é um dia de alívio pra gente que faz e que lidera esse enfrentamento à pandemia aqui no estado”.
O número indicado da taxa de transmissão pelos especialistas é de 1.00, ou seja, Alagoas está 0,34 pontos abaixo desse índice. “Nós batalhamos muito para chegar nesse patamar... Mais uma vez Alagoas com resultados melhores do que o resto do Brasil”, acrescenta. No início da pandemia, a taxa de infecção no estado chegou a 3,37, o que significa que 100 pessoas contaminavam outras 337.
Para chegar a esse ponto, o secretário diz que “o uso da máscara, o distanciamento social e o avanço da vacinação têm possibilitado que a gente diminua cada vez mais a transmissibilidade do vírus aqui no estado”.
Ele ainda explica que, na prática, a vacinação é o principal fator para a diminuição da taxa: “cada vez mais a gente tem avançado com a vacinação, principalmente com as duas doses dos alagoanos, e isso, consequentemente, vai evitar a possibilidade de aparecimento de variantes de novas cepas da Covid-19. Esse vírus chegou para ficar, a gente não vai deixar de conviver com ele, mas o que a gente precisa é melhorar e aumentar a proteção do cidadão, de seu sistema imunológico”.
Apesar da diminuição na taxa, o Alexandre Ayres destaca que os cuidados preventivos devem continuar sendo tomados. De acordo com ele, no ano passado, nesse mesmo período, a população começou a relaxar por pensar que o vírus já estava sendo controlado. “[A sensação era de] relaxamento, achando que o pior já tinha passado. Não podemos correr o risco novamente esse ano. A vacinação tem contribuído para a diminuição da transmissibilidade, para a diminuição no número de casos, de internação e de óbitos, mas a gente precisa que a população contribua”.
Os cuidados para o combate à Covid-19 são:
- Máscaras ao sair de casa;
- Respeitar os protocolos de distanciamento social;
- Lavas as mãos com frequência com sabão e água ou álcool a 70%;
- Evitar tocar nos olhos, nariz, boca e rosto;
- Não sair de casa se estiver com sintomas;
- Procurar atendimento médico se tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar.
Últimas notícias
Mulher é condenada a 17 anos por tentar matar enteado ao jogá-lo do quarto andar
Homem tenta evitar abordagem da PM, mas é flagrado e preso com arma e drogas em Anadia
Ivete Sangalo surge em hospital com machucados no rosto e relata susto: 'Desmaiei'
Hospital de Emergência do Agreste prepara novo edital do Programa Preparando a Volta para Casa
Polícia Civil intensifica buscas por jovem de 23 anos desaparecido em Pilar
Avanço ‘rápido’ de Flávio nas pesquisas contra Lula acende alerta no PT
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
