"Não podemos correr o risco novamente", diz secretário de saúde de Alagoas sobre baixa na taxa
O número indicado da taxa de transmissão pelos especialistas é de 1.00, ou seja, Alagoas está 0,34 pontos abaixo desse índice, sendo a taxa atual de 0,66
A taxa de infecção por Covid-19 vem caindo em todos os municípios do estado. O Governo de Alagoas divulgou, na tarde desta sexta-feira (24), que o índice atual é de 0,66, sendo um dos menores registrados desde o início da pandemia. Logo no início da noite de hoje, o secretário de saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, concedeu entrevista comentando sobre essa diminuição.
Ayres descreve o dia de hoje como “importante”: “é um dia de alívio pra gente que faz e que lidera esse enfrentamento à pandemia aqui no estado”.
O número indicado da taxa de transmissão pelos especialistas é de 1.00, ou seja, Alagoas está 0,34 pontos abaixo desse índice. “Nós batalhamos muito para chegar nesse patamar... Mais uma vez Alagoas com resultados melhores do que o resto do Brasil”, acrescenta. No início da pandemia, a taxa de infecção no estado chegou a 3,37, o que significa que 100 pessoas contaminavam outras 337.
Para chegar a esse ponto, o secretário diz que “o uso da máscara, o distanciamento social e o avanço da vacinação têm possibilitado que a gente diminua cada vez mais a transmissibilidade do vírus aqui no estado”.
Ele ainda explica que, na prática, a vacinação é o principal fator para a diminuição da taxa: “cada vez mais a gente tem avançado com a vacinação, principalmente com as duas doses dos alagoanos, e isso, consequentemente, vai evitar a possibilidade de aparecimento de variantes de novas cepas da Covid-19. Esse vírus chegou para ficar, a gente não vai deixar de conviver com ele, mas o que a gente precisa é melhorar e aumentar a proteção do cidadão, de seu sistema imunológico”.
Apesar da diminuição na taxa, o Alexandre Ayres destaca que os cuidados preventivos devem continuar sendo tomados. De acordo com ele, no ano passado, nesse mesmo período, a população começou a relaxar por pensar que o vírus já estava sendo controlado. “[A sensação era de] relaxamento, achando que o pior já tinha passado. Não podemos correr o risco novamente esse ano. A vacinação tem contribuído para a diminuição da transmissibilidade, para a diminuição no número de casos, de internação e de óbitos, mas a gente precisa que a população contribua”.
Os cuidados para o combate à Covid-19 são:
- Máscaras ao sair de casa;
- Respeitar os protocolos de distanciamento social;
- Lavas as mãos com frequência com sabão e água ou álcool a 70%;
- Evitar tocar nos olhos, nariz, boca e rosto;
- Não sair de casa se estiver com sintomas;
- Procurar atendimento médico se tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar.
Últimas notícias
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA
Moraes manda notificar Gilvan da Federal na Câmara por injúria contra general
Prefeito Dani Vasconcelos anuncia pagamento de salários nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto homenageia bombeiros após resgate de adolescente e pai em Jacarecica
Cibele Moura acompanha posse de lideranças do turismo e defende políticas públicas para o crescimento do setor
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
