Conselho da pessoa idosa promove live sobre as mudanças do BPC
A transmissão será pelo canal do CMDI no YouTube
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) vai promover na próxima quarta-feira (29), um webinário para discutir sobre as novas regras do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O evento acontece às 15h de forma virtual. A transmissão será pelo canal do CMDI no YouTube.
O auxílio é pago para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade com baixa renda. “Esse encontro é muito importante, pois intera o idoso e o público em geral sobre as novas mudanças do BPC. Vamos esclarecer e tirar todas as dúvidas necessárias sobre o benefício, além de informar sobre todos os direitos do idoso”, explicou Luciana Figueredo, assistente social e conselheira do CMDPI.
Participam da live Mariele dos Santos, assistente social e técnica de referência do BPC da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas); Andressa Amorim, assistente social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); e Luciana Figueredo, assistente social e conselheira do CMDI.
A mudança
No mês de junho, o presidente da República sancionou a lei que traz mudanças nas regras de concessão do BPC. Com a nova lei, que entrará em vigor a partir do dia 1° de janeiro de 2022, ela vai reduzir de meio para até um quarto de salário mínimo a renda mensal máxima por pessoa necessária para ter acesso ao BPC, ou seja, R$ 275.
O BPC
O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social é uma política de Assistência Social, que integra a Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Para acessá-lo, não é necessário ter contribuído com a Previdência Social. A gestão do BPC é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a operacionalização é realizada pelo INSS. O benefício é individual, não vitalício e intransferível, que garante a transferência mensal de um salário mínimo.
Para ter direito ao benefício, o solicitante precisa comprovar que a renda mensal da família é inferior a um quarto do salário mínimo vigente. As pessoas com deficiência também precisam passar por avaliação médica e social realizadas por profissionais do INSS. É importante esclarecer que o benefício não pode ser concedido ao cidadão que recebe qualquer benefício previdenciário público ou privado.
Últimas notícias
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Programação do Tardezinha Cultural continua neste final de semana no Bosque das Arapiracas
Prefeito Luciano visita obras do conservatório de música de Arapiraca ao lado de filho de Hermeto Pascoal
Lula aguarda reunião com Trump e aposta em solução a tarifaço
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
