Viral

Estilo militar: retiros para emagrecer viralizam por parecerem prisões

O retiros voltados para quem deseja emagrecer na China têm viralizado na web por lembrarem prisões ou campos militares

Por Metrópoles 08/01/2026 12h12
Estilo militar: retiros para emagrecer viralizam por parecerem prisões
Retiro para emagrecimento na China - Foto: Reprodução / Redes Sociais

Esqueça os SPAs luxuosos! Um estilo de retiro para emagrecer na China tem viralizado nas redes sociais por incluir cercas de arame farpado, chamadas matinais rigorosas e guardas habilitados para que você não leve lanches escondidos até o quarto.

A iniciativa busca tentar minimizar o consumo de medicamentos para perda de peso, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Como os efeitos colaterais, riscos e custos a longo prazo associados a esses fármacos começando a influenciar sua popularidade, essa nova abordagem para a perda de peso extrema está ganhando popularidade no país oriental, com opiniões divididas sobre a eficácia e a segurança de seus métodos na web.

Projetados para impulsionar a perda de peso rapidamente, esses campos de treinamento de estilo militar oferecem dietas rigorosas, várias aulas de exercícios e vigilância 24 horas por dia para impedir que os participantes violem as regras das instalações.

Embora as regras rígidas e os horários de treino inflexíveis levem muitos usuários on-line a comparar as instalações a “prisões”, os campos de treinamento funcionam com base na participação voluntária, com as pessoas geralmente reservando um período de um mês.

Uma influencer australiana, conhecida on-line como Egg Eats, documentou sua experiência no que ela chama de “Prisão Chinesa da Gordura” e viralizou.

Desde os telefonemas para acordar às 7h30 da manhã até as pesagens semanais, os vídeos da jovem de 28 anos revelam que os participantes devem frequentar quatro horas de exercícios por dia, totalizando 72 aulas ao longo dos 28 dias de estadia.

As aulas incluem HIIT, spinning, boxe e exercícios cardiovasculares, cada uma supervisionada e assistida por instrutores profissionais.

Na publicação, ela revelou que, durante a estadia, as refeições são servidas em porções individuais pela equipe, geralmente seguindo receitas e utilizando ingredientes tradicionais da culinária chinesa. Repetir a refeição é permitido, e lanches fora dos horários das refeições são estritamente proibidos.