Maceió inicia campanha de multivacinação para crianças e adolescentes
Campanha pretende aumentar a cobertura vacinal de menores de 15 anos
A Secretaria de Saúde de Maceió inicia nesta sexta-feira (1°) as ações da Campanha Nacional de Multivacinação. A ação foi lançada ontem (30) pelo Ministério da Saúde e visa a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a menos de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias). A campanha pretende aumentar a cobertura vacinal, evitando a volta de doenças que já estão erradicadas.
Estarão disponíveis nas unidades de saúde as vacinas BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Os adolescentes, especificamente, deverão tomar as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada), seguindo a marcação que ainda não foi atualizada na caderneta de vacinação.
“Em Maceió, estas vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde, exceto a vacina BCG, que estará disponível apenas nas unidades de referência para reduzir as perdas de doses por validade após abertura do frasco”, explica a gerente do Programa Nacional de Imunização em Maceió, Eunice Amorim.
Ela chama a atenção dos pais para que compareçam às unidades de saúde com os filhos menores de 15 anos para atualizar as cadernetas e garantir sua imunização.
“É fundamental que os pais fiquem atentos aos prazos marcados na carteira de vacinação dos filhos. Em decorrência da pandemia, a cobertura vacinal do público infantojuvenil teve redução de 20% a 30% em Maceió, conforme o imunizante, e essa conduta pode resultar na volta de doenças que estão erradicadas no Brasil devido às vacinas. É muito importante vacinar as crianças e os adolescentes para que doenças graves, como a paralisia infantil e o sarampo, por exemplo, não voltem a afetar nossas crianças”, alerta Eunice Amorim.
Exemplo para o mundo
A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980. A campanha acontecerá em todo o território nacional.
“A vacinação é a intervenção mais custo efetiva de saúde pública que nós temos. É segura. Salva vidas. É preventiva. Essa campanha de multivacinação que o Brasil está fazendo é um exemplo para nossa região, para o mundo, de que nós podemos fazer diferente”, destacou a representante da Organização Pan-Americana da Saúde/OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross, na cerimônia de lançamento da campanha nacional.
Todas as vacinas que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguras e estão registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os dados preliminares das doses aplicadas serão divulgados no LocalizaSUS.
Confira aqui o calendário de Vacinação do Adolescente.
Confira aqui o calendário de Vacinação da Criança.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
