Coordenador geral da VISA fala sobre interdições de farmácias em Maceió
As fiscalizações são feitas em farmácias, supermercados, frigoríficos e laticínios por toda a capital alagoana
Na noite desta sexta-feira (1°), o coordenador geral de Vigilância Sanitária, Airton Santos, concedeu uma entrevista exclusiva ao Na Mira da Notícia para falar sobre as interdições de farmácias em Maceió.
O coordenador geral explica que as fiscalizações podem ocorrer por meio de denúncias ou fiscalizações de rotina.
“Foi interditada mais uma farmácia em Maceió com muitas irregularidades, vendendo remédio controlado sem receita, vendendo remédio de uso restrito de hospitais, ausência de alvará, ausência de farmacêutico... Totalmente ilegal e é um risco muito alto à saúde pública”, relatou o coordenador geral sobre uma fiscalização realizada na última quinta-feira (30).
Airton Santos também pontua que as farmácias são obrigadas, a partir do momento em que o estabelecimento esteja em funcionamento, a ter a presença de profissionais farmacêuticos e que remédios controlados só podem serem comercializados através de receitas e com o acompanhamento da Anvisa e da Vigilância Sanitária de Maceió (VISA).
Comerciantes que pratiquem tais infrações são notificados e autuados. As penalidades são, desde multas, que variam de R$ 180 à R$ 19 mil, à interdição do estabelecimento. Com isso, o proprietário tem o prazo de noventa dias para se adequar às normas da Vigilância Sanitária.
As fiscalizações da VISA não se restringem apenas a farmácias, acrescentou Santos: “de fevereiro para cá, fizemos apreensão em supermercados, frigoríficos e laticínios aqui em Maceió”. O resultado de tudo isso foram cinquenta e três mil quilos de produtos perecíveis como carnes, frangos, calabresas e etc. descartados por estarem impróprios para o consumo.
O entrevistado ainda frisa que “a Vigilância Sanitária trabalha para defender os interesses da população” e destaca a importância dos veículos de comunicação para conscientizarem os comerciantes: “nós temos também o apoio da imprensa, de modo geral, e isso é muito importante para que a gente mude a mentalidade dos comerciantes para que possam oferecer um produto de qualidade ao consumidor”.
Últimas notícias
Primeira noite da Romaria de Frei Damião reúne fiéis com missa e show do Frei Sílvio
SMTT Arapiraca e empresas de viação alinham implantação do novo sistema de bilhetagem eletrônica
Lula presta solidariedade a famílias de vítimas de tornado no Paraná
Frente fria derruba árvores e causa alagamentos no Rio de Janeiro
Após tornado, Enem é suspenso em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná
3ª Feira da Agricultura Familiar de Matriz de Camaragibe começa na próxima segunda-feira (10)
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
