Passaporte da vacina gera discussão na ALE
Deputado compara cartão de vacinação contra a COVID-19 com o de animais
A sessão ordinária desta terça-feira (05) na Assembleia Legislativa Estadual (ALE) foi marcada por um intenso debate sobre o uso do cartão de vacinação da COVID-19 como meio de acesso à estabelecimentos públicos e eventos.
Tramita na Casa uma matéria de autoria do deputado estadual Ronaldo Medeiros (MDB), que sugere a obrigatoriedade do cartão de vacinação. No entanto, o deputado Antônio Albuquerque (PTB) discordou em Plenário do colega e disse que a medida “impõe uma situação de constrangimento”.
Albuquerque enfatizou que o projeto de Medeiros vai criar o Guia de Trânsito Animal (GTA) para o ser humano, fazendo referência ao documento obrigatório para o transporte interestadual de animais no país.
“Por discordar frontalmente disso, por entender o constrangimento que haveria se esse projeto fosse aprovado, do cidadão ter que andar ostentando uma ‘sanidade sanitária’, um passaporte para seu direito constitucional de ir e vir, vou protocolar o projeto no sentido contrário”, pontuou Albuquerque explicando que não é contra a vacinação.
Ronaldo Medeiros rebateu o colega o desafiando Albuquerque a apresentar algum documento ou instituição que comprove a ineficácia da vacinação contra a Covid-19.
“A OMS diz que a vacina é eficaz e tanto é que no Brasil, em Alagoas, as internações e mortes decorrentes da Covid-19 estão diminuindo com o avanço da vacinação. Não é chá, não é reza... É a ciência agindo. Alguém que não se vacina pode levar o vírus para contaminar outras pessoas, então o direito individual não pode se sobrepor ao coletivo”, pontuou Medeiros.
Antônio Albuquerque voltou a discordar e disse que Medeiros trabalha para atender a interesses políticos da esquerda “cumprindo orientação partidária de alguma forma, mas o que ele efetivamente pretende é descumprir a Constituição”.
O deputado Cabo Bebeto (PTC) pediu um aparte para defender o entendimento de Albuquerque. O parlamentar, que é seguidor da ideologia política pregada pelo presidente Bolsonaro, também questionou a eficácia da vacina contra o novo coronavírus.
“A vacina não garante imunidade. Acho que ela é importante, mas temos caso de gente que tomou uma dose, duas doses e morreu inclusive... Quando se obriga as pessoas a circularem com o cartão de vacina estão iludindo essas pessoas com um ambiente de segurança que não existe. A vacina é importante, mas toma quem quiser. Não podemos tratar gente como animal”, disse Bebeto.
Últimas notícias
São José da Tapera conquista Selo Ouro de Referência em atendimento do Sebrae
Prefeito Leandro Silva prestigia entrega da Comenda Lêdo Ivo a junqueirense na ALE
Mulher é atacada por pitbull durante caminhada em Coité do Nóia
Polícia Civil deflagra operação contra pirataria digital no Agreste de Alagoas
Policial penal é preso após disparo em bar e ser flagrado dirigindo embriagado em Rio Largo
Defensoria Pública recomenda ações para reduzir acidentes de trânsito em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
