Geral

Diretor BRK explica polêmico aumento na conta de água em Maceió

Herbert Dantas concedeu uma entrevista para a Rede Antena 7

Por 7Segundos 13/10/2021 10h10 - Atualizado em 13/10/2021 10h10
Diretor BRK explica polêmico aumento na conta de água em Maceió
BRK Ambiental - Foto: Rogério Reis

O convidado desta quarta-feira (13) do programa Antena Manhã, da Rede Antena 7, foi o Diretor Operacional da BRK Ambiental, Herbert Dantas. Na ocasião, o representante explicou qual o papel da empresa em Alagoas e fez um balanço dos seus primeiros 100 dias de atuação no estado.

Dando início ao diálogo, o diretor da empresa buscou esclarecer como funciona a empresa no estado, explicando quais são os seus setores de atuação.

“A BRK Ambiental iniciou as suas operações aqui em Alagoas no dia 1 de julho, nos 10 municípios da região metropolitana, incluindo Maceió. A Casal permanece existindo, sendo responsável pela produção de água. Eles pegam a água dos rios e entregam para a BRK, daí para frente a BRK passa ser responsável pela distribuição da água, a coleta e afastamento de esgoto”, disse.

Questionado sobre o andamento das atividades da empresa no estado, o Diretor Operacional da empresa informou terem sido feitos 100 mil atendimentos nos primeiros 100 dias de atuação. Ou seja, foram feitos mil atendimentos por dia.

“É principalmente para isso que a BRK assumiu a operação, com o objetivo de fazer todos os investimentos necessários para entregar água para a população, de qualidade, com quantidade e de regularidade”, disse.

Reajuste

Com relação ao reajuste de 8% na conta de água, proposto pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), em vigor a partir do dia 6 de outubro deste ano, Herbert explicou se tratar de um aumento necessário para a atuação da empresa e que não deve pesar no bolso do consumidor.

“Não se trata de um aumento real na conta das pessoas, tampouco na receita da empresa. Diversos custos sofreram reajustes, um dos nossos maiores custos é a energia elétrica, por exemplo. Essa recomposição inflacionária prevista lá atrás tem essa previsão de que a gente consiga recompor a inflação dos custos para que se mantenha a capacidade de investimento da concessionária”, disse.

A população mais carente, contudo, não precisa se preocupar com eventuais aumentos na conta de água. Conforme explicou o diretor, a população em situação de vulnerabilidade econômica tem direito a isenção de 50% da tarifa.

“A população de baixa renda tem uma previsão da tarifa social, existem alguns critérios, o tamanho do imóvel, a renda familiar, cada cidadão que entender que se enquadra nesses critérios pode entrar em contato conosco e requisitar o benefício da tarifa social que dá um desconto de 50% na fatura”, explicou.