Prefeitura de Maceió realiza coleta de pneus na cidade nesta segunda-feira (18)
Ação vai mobilizar 320 agentes de endemias, além de fiscais de órgãos parceiros e voluntários
A Prefeitura de Maceió inicia, nesta segunda-feira (18), uma grande ação de recolhimento de pneus em toda a cidade. A atividade integra a mobilização “Maceió Unida Contra a Dengue”, lançada em agosto, que tem como objetivo intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti na Capital.
A ação, que será desenvolvida durante toda a semana pelas equipes da Gerência de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos da Secretaria Municipal de Saúde, fará o recolhimento de pneus inservíveis junto a estabelecimentos e locais que apresentam grande risco de proliferação de focos do mosquito como borracharias, ferros-velhos e depósitos de sucatas.
O mutirão será encerrado no sábado (23), com a realização do Dia D da mobilização. Neste dia, as atividades estarão voltadas para a população, a fim de conscientizar a todos para o descarte adequado de resíduos. E para que exercitem essa orientação, serão disponibilizados quatro pontos de recolhimento voluntário de pneus, que ficarão instalados, das 8h às 14h, nas Praças Padre Cícero, no Benedito Bentes; Praça Multieventos, na Pajuçara; Praça do Osman Loureiro, no Clima Bom e Praça da Faculdade, no Prado.
Alvos da inspeção
Construções abandonadas e terrenos utilizados como ponto de descarte irregular de resíduos sólidos também estão entre os locais listados como alvos da inspeção das equipes de trabalho na ação, que somam 320 agentes de endemias e cerca de 60 supervisores de área, além de fiscais e educadores ambientais de órgãos parceiros e voluntários.
“Todo o município está empenhando em reduzir ao máximo os índices de infestação e de casos de dengue, chikungunya e zika, que vêm mostrando crescimento nas últimas semanas, com ao menos um registro confirmado de morte por dengue. Vamos trabalhar fortemente em todas as regiões da cidade para eliminar os focos do mosquito e sensibilizar a população a colaborar conosco nesse sentido”, ressalta a gerente de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, Carmem Samico.
Na iniciativa, as equipes também de trabalho farão, durante toda a próxima semana, inspeções para orientação, tratamento focal e perifocal em locais e estabelecimentos já mapeados. Nos bairros de Ponta Verde, Jatiúca, Pajuçara e outros na parte baixa da cidade que apresentam índices significativos de infestação de aedes aegypti, serão visitados terrenos e canteiros de obras.
Controle de roedores e escorpiões
Paralelamente, a ação da campanha Maceió Unida Contra a Dengue terá ainda um direcionamento: o controle de roedores e escorpiões. Com isso, 1.884 imóveis de cerca de 22 bairros da cidade e barracas da orla marítima passarão pela inspeção das equipes, com a realização de manejo e controle dos imóveis positivos para esses animais, além de tratamento nas bocas de lobo das áreas de maior incidência.
Parcerias
A campanha mobiliza, além da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as secretarias e órgãos municipais de Governo (SMG), Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Segurança Comunitária e do Convívio Social (Semscs), Comunicação (Secom), Educação (Semed) e Turismo (Semtur), Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Defesa Civil Municipal, além de órgãos e instituições como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AL), Associação de Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi) e outros parceiros.
Veja também
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
