Política

Vereador por Maceió revela impasse no Podemos e anuncia filiação ao União Brasil

Eduardo Canuto foi convidado a integrar novo partido a convite de Marcelo Victor

Por 7Segundos 20/10/2021 17h05
Vereador por Maceió revela impasse no Podemos e anuncia filiação ao União Brasil
Vereador Eduardo Canuto - Foto: Assessoria

O vereador por Maceió, Eduardo Canuto, revelou os motivos que o fizeram deixar o Podemos, legenda que era comandada por seu aliado político e ex-prefeito da Capital, Rui Palmeira. O parlamentar foi o entrevistado desta quarta-feira (20), na 89,3 FM, da Rede Antena 7, com Abdias Martins. 

Inicialmente, Canuto destacou sua atuação parlamentar, e lembrou a época em que ocupou cargos importantes na gestão de Rui Palmeira. Ele foi líder do Governo na Câmara Municipal e passou por importantes secretarias.

O parlamentar falou que se filiou ao PSDB e, em seguida, ao Podemos a pedido de Rui Palmeira. “Eu procurei o ex-prefeito para que nós pudéssemos construir uma candidatura do Podemos, e perguntei a ele qual a linha de atuação do Podemos. E ele foi muito claro, como tem sido na imprensa, que ele não teria construção no Podemos para uma candidatura para Câmara Federal”.

O parlamentar revelou, ainda, que Palmeira demonstrava ser o maior interessado na construção de uma chapa para a Câmara Federal, mas que caso isso não se concretizasse, deixaria o Podemos. “Talvez seja dele esse maior interesse. Não tendo essa candidatura, essa possibilidade, eu construí com ele a minha anuência”.

Eduardo Canuto também revelou que já recebeu convite para ingressar em um novo partido, mas que aguarda questões burocráticas para não ser enquadrado na chamada infidelidade partidária. Ele explicou que o convite para se filiar ao União Brasil partiu do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor.

“Eu tenho um carinho enorme, uma admiração muito grande pelo Marcelo Victor, que foi vereador comigo. Nós tínhamos uma excelente relação política, um entendimento fácil do que poderíamos construir juntos. Além disso, surgiu o convite de ir para o Democrata, onde eu sempre tive um carinho pelo Tomaz Nonô. Nessa fusão do PSL com o DEM, eu recebi esse convite”, explicou.

Canuto também narrou um diálogo que teve com Rui Palmeira ao solicitar a anuncia do Podemos, mas foi surpreendido quando o ex-prefeito deixou a legenda.

“Após esse convite para o novo partido da fusão entre PSL e DEM, solicitei a anuência do Podemos ao ex-prefeito. Sendo que três dias depois, ele mesmo deixou o partido e foi para o PSD. Sendo que o PSD não é interesse nosso em participar dessa composição com o PSD e eu disse a ele que não seguiria”, contou.

Por fim, sem revelar se irá disputar algum cargo nas eleições de 2022, Eduardo Canuto diz que pretende alçar voos mais altos. “Vejo a necessidade de externar novos projetos que podem contribuir com a melhoria do Estado. Estou pronto para novos desafios”, concluiu.