Rodrigo Cunha conduz debate nacional sobre aumento da frota de carros elétricos no Brasil
Os carros elétricos respondem por 1,4% das vendas de veículos no Brasil
O senador Rodrigo Cunha (PSDB) tem liderado no Senado Federal as discussões nacionais sobre as mudanças e adaptações legislativas necessárias para preparar o Brasil rumo ao necessário aumento da frota de carros elétricos em circulação por todo o país.
Diante do aumento excessivo dos preços dos combustíveis, e da necessidade moderna de adoção de fontes energéticas limpas e renováveis, os automóveis movidos à eletricidade têm ganhado espaço na agenda e na indústria automobilística nacional e global. E o senador alagoano vem defendendo que esta opção de automóvel esteja cada vez mais à disposição do motorista brasileiro.
Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado, Rodrigo Cunha coordenou na última quinta-feira (21) uma audiência pública para debater o uso de veículos elétricos no Brasil.
O requerimento que trouxe o debate à tona na Comissão foi de autoria do próprio senador alagoano, e os debates do encontro nortearam o que deverá ser um dos posicionamentos do Congresso Nacional sobre o tema: o de que é necessário buscar meios para superar as barreiras legais e tributárias e garantir o aumento da frota de veículos elétricos no país, uma vez que esta tecnologia precisa estar ao alcance do cidadão.
“O preço da gasolina está altíssimo e tem que ser discutido, inclusive com o governo encontrando meios de desonerar e reduzir o preço da gasolina, por exemplo. Mas, se o Brasil inteiro fica olhando apenas para o momento atual, esquecemos de olhar para o futuro. E o futuro já não está sendo mais pautado pelo combustível como conhecemos. Não é mais a gasolina, o álcool ou o diesel. O futuro, sem sombra de dúvidas, está nos veículos elétricos. Nós, no Brasil, temos muito a avançar neste caminho. Precisamos identificar onde estão os gargalos que são capazes de inibir esse avanço e atuar para que este futuro se torne realidade o mais rápido possível”, destacou Rodrigo Cunha durante a audiência.
Os carros elétricos respondem por 1,4% das vendas de veículos no Brasil. Na Alemanha, eles já são 28% da frota. Na China, 30%. O mundo atravessa uma transição bastante forte na mobilidade urbana que pode trazer benefícios econômicos e ambientais com a adoção de uma frota movida à eletricidade, uma vez que automóveis elétricos não se utilizam da combustão e não emitem gases poluentes.
Além disso, eficiência do carro elétrico chega a ser de 90%, no que diz respeito ao consumo de energia. Enquanto isso, o carro comum tem eficiência de apenas 40%. Ou seja, no modelo elétrico, a energia necessária é muito menor para se fazer o mesmo esforço de deslocamento.
Participaram da audiência no Senado Federal representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; do Departamento Nacional de Trânsito - Denatran; do Instituto Federal de Alagoas; e da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (AVE), entre outras lideranças envolvidas na discussão do tema.
Ainda com vendas reduzidas, o mercado de carros eletrificados promete crescer a passos largos no Brasil nos próximos anos. Se atualmente a participação de carros elétricos e híbridos nas vendas não passa dos 2%, no caso do segmento de leves, a estimativa é que em 2030 eles representem de 12% a 22% dos emplacamentos totais. Ou, ainda, entre 32% e 62%, dependendo do rumo que o setor tomar no país.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
