Surgem novas denúncias de violência obstétrica em maternidade na capital
Alexandre Ayres falou sobre os casos e que confirmou que Sesau apura ocorrência

Com o aumento de denúncias de violência obstétrica na Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, o Secretário de Estado da Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, deu uma entrevista, nesta sexta-feira (29), para tentar esclarecer alguns pontos sobre o caso.
A violência obstétrica a violência praticada contra a mulher durante o parto ou no estado puerperal, seja ela física, psicológica ou moral. Dentre as diversas reclamações, a maioria das queixas envolvem falta informação no momento do parto e falta de tratamento humanizado.
Alexandre Ayres informou que a maternidade alvo das queixas é privada, mas foi arrendada ao Governo do estado desde março de 2020, já que o Hospital da Mulher estava sendo utilizado para atendimento de pacientes contra a covid-19.
Até o momento, três das denúncias aconteceram durante o tempo de gestão da Sesau; as outras vítimas são de casos anteriores ao arrendamento.
Segundo o secretário, a secretaria é responsável pela rede materna infantil do estado, independentemente do tipo do hospital (privado, público), e qualquer denúncia como essa deve ser apurada. “Eu queria aproveitar essa oportunidade para trazer esse tema a discussão e dizer às mães que estão acompanhando que, independentemente da maternidade, se houve um problema com você ou com o seu filho, faça a denúncia”, disse.
Ayres Informou que já determinou a abertura de um procedimento administrativo para apurar as denúncias. O secretário se reuniu nesta tarde com os profissionais do hospital para receber alguma justificativa sobre os casos e investigá-los.
A vítimas podem denunciar os casos através da Delegacia Interativa, de forma online, ou, em casos de óbito ou violência, é preciso ir até a delegacia mais próxima, ou uma central de flagrantes, para a aquisição de um laudo do Instituto Médico Legal (IML).
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
