Câmara de Maceió pode usar LDO/LOA para “chantagear” Prefeitura
Assessoria diz que matéria depende de acordos com lideranças partidárias

O Ministério Público Estadual (MP) já está de olho nos encaminhamentos para a tramitação de duas importantes matérias na Câmara Municipal de Maceió (CMM): a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2022.
No ano passado, a Mesa Diretora da Casa tratou as matérias com morosidade com o objetivo de barganhar junto à Prefeitura o aumento do Duodécimo para poder suprir o aumento de quatro parlamentares da nova Legislatura. Antes a CMM tinha 21 vereadores, agora 25.
Com o impasse, a Prefeitura ficou com o orçamento travado e impossibilitada de realizar ações cruciais para a manutenção de serviços essenciais à população. O MP acabou interferindo para não haverem mais prejuízos.
Este ano, o presidente da Casa, vereador Galba Netto (MDB) poderá usar a mesma estratégia com o intuito de melhorar a saúde financeira do parlamento-mirim caso a Prefeitura conceda o tão esperado aumento do Duodécimo.
MP FAZ NOVA RECOMENDAÇÃO
No mês de setembro, o MP recomendou à presidência da Casa que adote imediatamente medidas a fim de que a LDO seja apreciada, “uma vez que ela é a norma legal que antecede a construção do orçamento geral para o exercício 2022. O referido projeto está parado naquele Legislativo desde maio deste ano. Caso o parlamento ignore a orientação do MPAL, uma ação será ajuizada, obrigando os vereadores a analisarem e votarem a LDO”.
A Recomendação nº 06/2021 foi expedida pela 15ª Promotoria de Justiça da capital, cuja titularidade é da promotora Fernanda Moreira. “A Mensagem nº 54/21, onde consta a LDO, foi publicada no diário oficial no dia 17 de maio último, tendo chegado à Câmara Municipal logo em seguida. Ou seja, já são quatro meses com o projeto parado, e isso impõe dificuldades à prefeitura para que ela possa elaborar a Lei Orçamentária Anual (LOA), peça importante que traz o planejamento de quanto e onde gastar o dinheiro público no período de um ano”, explicou a promotora.
CÂMARA DIZ QUE LDO ESTÁ NA CCJ
À reportagem do 7Segundos, a Diretoria de Comunicação da Câmara de Maceió explicou que a LDO está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. “Primeiro está sendo finalizada a tramitação da LDO. Recebeu emendas normativas para ajustes jurídicos, na CCJ, e seguirá para o Plenário”.
Quando questionada sobre prazos para que a matéria entre em pauta no Plenário da Casa, a Dicom disse que depende de entendimento político. “Está pronta. Dependerá apenas da inclusão acordada com as lideranças partidárias”.
Por fim, a reportagem quis saber se há alguma discussão entre Legislativo e Executivo para um possível aumento no Duodécimo. “Não sei informar porque isso é inerente a LOA”.
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
