UPA Jacintinho completa dois anos de funcionamento com mais de 180 mil alagoanos atendidos
A unidade é referência em assistência pré-hospitalar
Neste 1º de novembro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Drº Ismar Gatto, localizada no bairro do Jacintinho, em Maceió, completa dois anos de pleno funcionamento, com 183.123 alagoanos atendidos. A unidade é referência em assistência pré-hospitalar e recebe, além de moradores do Jacintinho, usuários residentes no Feitosa, Barro Duro, São Jorge, Serraria, Ipioca, Pescaria, Riacho Doce, Garça Torta, Guaxuma, Jacarecica e Cruz das Almas.
Ao todo, foram realizados 371.015 procedimentos, sendo 52.197 exames laboratoriais e 33.165 exames de Raios-X. A unidade também fez 7.517 atendimentos na área do serviço social, 153.317 na clínica geral, 18.454 na pediatria, 2.150 na odontologia e 8.202 na ortopedia.
A UPA Jacintinho é do tipo III e possui 19 leitos, sendo 15 de observação e quatro de urgência. Funcionando 24 horas por dia, a unidade atende, em média, 310 pacientes, que procuram por assistência intermediária entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade. O equipamento de saúde disponibiliza assistência pediátrica, clínica, ortopédica e odontológica, divididas em seis consultórios médicos.
Para o gerente administrativo da UPA Jacintinho, Antônio Guilherme Neto, a unidade tem prestado e continuará desenvolvendo atendimento humanizado para a população que tanto precisa de uma assistência médica na região. “É com muita gratidão que celebramos, nesta segunda-feira [1º], o aniversário da UPA Dr. Ismar Gatto. São dois anos de serviços prestados à população alagoana com comprometimento e humanização aos usuários. Tenho muita gratidão a toda equipe da unidade, que é a verdadeira responsável no acolhimento ao paciente”, disse.
A UPA Jacintinho foi a primeira em Alagoas a ser construída e mantida, exclusivamente, com recursos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), fazendo parte do Plano de Regionalização da Assistência Pré-Hospitalar em Alagoas. Além dela, Maceió conta com as UPAs Tabuleiro do Martins e Cidade Universitária, construídas integralmente com recursos próprios do Governo do Estado.
A capital tem, ainda, as UPAs Trapiche da Barra e Benedito Bentes, que foram equipadas pelo Estado e entregues à população. Também serão inauguradas, em breve, as UPAs Jaraguá e Chã da Jaqueira, em Maceió, e a UPA Arapiraca, sendo todas construídas com recursos próprios do Governo de Alagoas.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, a unidade é de suma importância para que a população alagoana, que reside nas regiões próximas ao Jacintinho, tenha acesso a um primeiro atendimento de qualidade. “É muito importante que as pessoas tenham acesso à saúde próximo das suas casas e que não tenham que se deslocar para longe para ter acesso à assistência pré-hospitalar. Além disso, nossa luta é para descongestionar o HGE [Hospital Geral do Estado] e as UPAs servem para isso. Proporcionar um atendimento mais ágil e próximo a população”, salientou.
Últimas notícias
Explosão em depósito clandestino de fogos deixa um morto, 10 feridos e 21 casas afetadas em SP
Homem é atacado a pauladas no Vale do Reginaldo e morre em hospital de Maceió
Homem esfaqueado diz à polícia ter sido alvo de emboscada da esposa, mas acaba preso em Arapiraca
Homem morre após ser atingido por trem em Rio Largo; circunstâncias ainda são investigadas
Haddad diz não saber se continuará na Fazenda caso Lula seja reeleito
Tardezinha Cultural: programação do fim de semana tem forró, capoeira e show para crianças
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
