"Isso não irá intimidar a nossa administração", diz secretário após depredação de banheiros
Carlos Ronalsa, secretário da SEMTABES, lamentou o ocorrido e afirmou que irá investigar para descobrir a identidade dos vândalos
Após os banheiros da orla de Maceió, localizados na praia da Pajuçara, serem depredados durante a madrugada do último domingo (31), o secretário da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (SEMTABES), Carlos Ronalsa, concedeu uma entrevista ao programa de rádio Na Mira da Notícia e comentou sobre o caso.
Lamentando o ocorrido, Ronalsa comentou que a dupla responsável "picharam, quebraram fechaduras, luminárias e o chuveiro". Apesar do acontecimento, ele garantiu que o dano já foi reparado: "graças a Deus, no domingo mesmo, meio dia, conseguimos repor tudo, concertamos e estamos vendo algumas situações de como elevar a luminária para evitar que os vândalos continuem quebrando".
No momento do bate-papo com o radialista Angelo Farias, o secretário afirmou estar no local do ocorrido para orientar novas mudanças para evitar que casos como esse aconteçam novamente.
"O dinheiro do povo, o dinheiro que é gasto para a melhoria, os banheiros estão sendo de uma admiração muito grande, principalmente pelos turistas. Nas outras cidades e estados os banheiros são pagos; aqui é tudo de graça, tem um horário de 12h por dia, das 7h da manhã às 19h, uma pessoa tomando conta, não deixa faltar papel higiênico, sabonete e limpando sempre que for necessário", pontuou.
Mesmo com o ataque, Carlos Ronalsa ressalta que "isso não irá intimidar a nossa administração, vamos continuar trabalhando. Quebrou? A gente vem, concerta e aumenta a vigilância".
Quando questionado sobre a segurança do patrimônio e se a Guarda Municipal não é a responsável por mantê-lo em ordem, o secretário afirmou que o serviço de segurança Tigre foi contratado e que a vigilância é de 24h por dia. "Qualquer coisa que aconteça dentro dos banheiros o alarme toca", disse. Apesar do sistema de alerta, Ronalsa destaca que os servidores da empresa foram ao local na madrugada do último domingo e avistaram duas pessoas saindo do banheiro, mas não foram atrás porque "não é função deles".
"Estamos pensando em colocar um cadeado, mas a gente tem que colocar que isso é um patrimônio público. As pessoas que verem algum vândalo fazendo isso denuncie e a esperança nossa é de que chegue um dia eles não irão fazer mais. Infelizmente não temos como colocar a Guarda Municipal porque é um custo muito alto um guarda tomar conta de um banheiro", enfatizou.
O secretário relatou que medidas estão sendo tomadas para melhorar a qualidade: "estamos colocando avisos e já solicitamos compra de temporizador, que irá limitar o tempo de uso, desligando após 5 minutos, para evitar um gasto maior de água. Estamos procurando fazer de tudo e estamos fiscalizando sempre que podemos".
"Pedimos a Deus que faça essas pessoas refletirem antes de fazerem esses vandalismos. Inclusive eu fiquei sondando e soube que, de sábado para domingo, houve vários shows aqui na orla e esses grupos que ficam fazendo essas bagunças. Estamos de vigia e uma equipe já está investigando para descobrir quem anda fazendo esse tipo de vandalismo", finalizou.