Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes é prorrogada
Menores de 15 anos têm até o dia 30 para procurar unidades de saúde e atualizar a carteira de vacinação
A Campanha Nacional de Multivacinação, que terminaria no último dia 29 de outubro, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 30 de novembro, devido à baixa procura em todo o país.
A campanha é voltada para crianças e adolescentes de 0 a menos de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) e tem como objetivo ampliar o acesso a imunizantes que fazem parte do calendário nacional desse público e atualizar sua situação vacinal, evitando a volta de doenças já erradicadas.
A gerente de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, chama a atenção dos pais para que eles compareçam às unidades de saúde com os filhos para atualizar as cadernetas e garantir a imunização.
“É importante que os pais fiquem atentos aos prazos marcados na carteira de vacinação dos filhos. Por conta da pandemia, a cobertura vacinal desse público teve redução em Maceió e essa conduta pode resultar na volta de doenças já erradicadas em nosso país, como o sarampo e a paralisia infantil”, alerta.
Eunice lembra que as vacinas do calendário estão disponíveis nas salas de vacina de todas as unidades de saúde, com exceção da BGC, que tem calendário específico.
“As vacinas para crianças e adolescentes estão disponíveis em todas as unidades de saúde, exceto a vacina da BCG, que fica disponível apenas nas unidades de referência. Essa estratégia foi adotada para reduzir as perdas de doses por validade após a abertura do frasco”, completa a gerente.
Vacinas disponíveis
Estão disponíveis nas unidades de saúde as vacinas BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hepatite B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre Amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Os adolescentes, especificamente, deverão tomar as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada), seguindo a marcação que ainda não foi atualizada na caderneta de vacinação.
Pessoas com sintomas de Covid-19 devem aguardar
Caso crianças e adolescentes apresentem síndrome gripal ou sintomas compatíveis para a Covid-19, a vacinação deve ser adiada até que os sintomas desapareçam, com o tempo mínimo de isolamento de 14 dias, a partir do início dos sintomas. Pessoas expostas a outras que tenham diagnóstico confirmado para a Covid-19 também devem ser respeitado um intervalo de 14 dias.
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
