Meio ambiente

Três pessoas são presas e 125 pássaros silvestres apreendidos durante Operação Curupira

Ação foi realizada no município de Murici

Por Assessoria 10/11/2021 16h04 - Atualizado em 10/11/2021 16h04
Três pessoas são presas e 125 pássaros silvestres apreendidos durante Operação Curupira
Três pessoas são presas e 125 pássaros silvestres apreendidos durante a Operação Curupira - Foto: Assessoria

Militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) participaram da 15ª edição da Operação Curupira, realizada entre os dias 3 e 9 de novembro no município de Murici, na Região Metropolitana de Maceió (RMM).

Durante a ação conjunta, coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e que contou com a participação do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), três pessoas foram presas em flagrante por Posse ilegal de arma de fogo.

Nas fiscalizações, ocorridas na Área de Proteção Ambiental de Murici e na Estação Ecológica da cidade, as equipes também apreenderam 11 espingardas e um rifle, além de 14 canos (armadilhas de disparo), 20 munições intactas, 42 cartuchos deflagrados, 13 tatuzeiras, 140 gaiolas e alçapões, que foram destruídos, e três carcaças de animais silvestres.

A fiscalização também apreendeu 125 pássaros silvestres, entre eles, um Sete-cores, espécie de ave ameaçada de extinção. O IMA aplicou seis multas, sendo uma delas pelo desmatamento de cerca de três hectares de Mata Atlântica em área de preservação permanente. As demais autuações foram pelo flagrante de cativeiros ilegais de animais.