Candidato à presidência da OAB-AL critica atual gestão e comenta propostas e missões
Vagner Paes participou do programa Na Mira da Notícia desta terça-feira (16)
Na reta final das eleições para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) de 2021, o programa Na Mira da Notícia recebeu, nesta terça-feira (16), o candidato pela Chapa 2 "OAB Arretada", Vagner Paes, para comentar sobre as missões e propostas do grupo para que a entidade volte a se aproximar dos problemas sociais.
De acordo com Vagner Paes, o que se pode esperar da Chapa 2 é renovação, já que o grupo é composto por jovens advogados e advogadas, tendo alguns que nunca tiveram oportunidades em cargos eletivos na entidade máxima de representação dos advogados brasileiros.
O candidato à presidência destaca que é importante que haja uma mudança na forma em que a OAB é liderada. "A Ordem não é uma morada eterna; é uma casa de passagem em que a gente dá uma contribuição. (...) A mudança de protagonistas dentro do sistema da OAB [é necessária para que] possa permitir que a Ordem atue para todos e para todas. Hoje a OAB é dirigida e voltada apenas para alguns grupos que querem se perpetuar do poder", disse.
Um dos slogans da campanha da Chapa 2 fala sobre uma 'OAB para frente, dinâmica, inclusiva e arretada'. Por conta disso, o jornalista Angelo Farias questionou qual seria o diferencial do grupo: "Primeiro, a forma de compor a Chapa; nós percorremos todo o estado de Alagoas, fomos ouvir todos os segmentos de advocacia, conversamos com cada grupo, advogados trabalhistas, previdenciários, criminalistas, cíveis, a advocacia do interior e da capital da parte alta, que nunca havia sido procurada nem em época de eleição", respondeu.
Outro ponto que Paes destaca ser diferencial é por "não ter nascido de imposição". "Ela não nasceu de um jantar em São Paulo ou Brasília com dois ou três advogados que decidiram a sorte de toda a advocacia alagoana", frisou. Ele afirma que a forma que a Chapa foi construída democraticamente, ouvindo a advocacia feminina e a advocacia negra, irá se repetir na gestão.
"Uma gestão da Ordem não pode ser encastelada, não podemos ter uma presidência, por exemplo, com tranca na porta para que diretores e conselheiros tenham que apertar uma campainha para entrar como se fosse uma majestade. Então, se a gente quer mostrar para o Serviço Público que o cidadão é o dono da coisa pública, o primeiro passo é dar o exemplo dentro de casa, se desencastelar. O presidente da Ordem não pode ter o telefone desligado e precisa manter o contato com o interior. Nosso adversário, que está há 9 anos na frente da OAB, já há três gestões e quer ir para a quarta, é o atual presidente da Caixa e foi em Delmiro Gouveia, por exemplo, uma única vez, que foi para pedir voto agora há duas ou três semanas. A forma de fazer gestão tem que ser democrática efetivamente; eu não posso ter o discurso democrático e, na prática, eu não visitar o sertão, o agreste, o Vale do Paraíba, o Baixo São Francisco e a parte alta de Maceió", criticou.
Em outro momento o entrevistado teceu mais críticas às atitudes dos adversários: "estão nas redes sociais utilizando de espaços e de ações, que deveriam ser institucionais, para a promoção do candidato da Chapa 1".
Angelo Farias citou a falta de ações da OAB em problemas sociais, tendo o caso da Braskem que entrou na Justiça para proibir protestos com juízes dando ganho de causa como exemplo. Quanto à isso, Vagner Paes lamenta e diz que "a Ordem precisa voltar a atuar".
Últimas notícias
Samu realiza treinamento de primeiros socorros para profissionais da Saúde de Traipu
JHC entra com ação para anular leilão do governo que envolve prédio do Caps em Maceió
Megaoperação no Alemão e na Penha contra o CV tem 22 mortos e 81 presos; vias expressas são fechadas
Bombeiro militar é preso condenado por estuprar afilhada de dez anos no Sertão de AL
Vini Jr. pede Virginia em namoro e assume relação nas redes sociais; veja
Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
