Apoiador da criação do vale-gás, Marx Beltrão destaca sanção da medida pelo presidente Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta segunda-feira o chamado vale-gás – um auxílio que ajuda famílias de baixa renda a comprar o botijão de gás de 13 kg
Um dos apoiadores no Congresso Nacional da aprovação do chamado vale-gás, o deputado federal Marx Beltrão (PSD) disse nesta segunda-feira (22) que o “governo acertou ao sancionar o projeto de lei que institui este benefício, uma vez que milhares de famílias em Alagoas e em todo o país já não estão conseguindo mais adquirir o botijão em virtude do preço absurdo atualmente cobrado pelo gás de cozinha”.
Ainda segundo Beltrão, “o vale-gás chega em um momento em que os mais pobres estão sendo sufocados pela alta dos preços e mostra que é sim possível fazer algo para buscar saídas para a crise que afeta as famílias brasileiras, principalmente as mais carentes”.
O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta segunda-feira o chamado vale-gás – um auxílio que ajuda famílias de baixa renda a comprar o botijão de gás de 13 kg. O objetivo do programa é dar um alívio ao bolso da população mais pobre já que, desde o início do ano, o preço médio do gás de cozinha já subiu quase 30% e é um dos itens que mais tem pesado na inflação.
O texto da lei que institui o auxílio "Gás dos Brasileiros" estabelece que as famílias beneficiadas terão direito, a cada bimestre, a um valor correspondente a uma parcela de, no mínimo, 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg.
Marx Beltrão vem desde o início da tramitação do projeto se manifestando em prol de sua aprovação e sanção presidencial. Em 20 de outubro, por exemplo, Beltrão chegou a afirmar em entrevista à imprensa que “o vale gás é uma bandeira que defendo e vou defender em meus posicionamentos na Câmara dos Deputados, porque nosso trabalho é para beneficiar brasileiros e alagoanos mais humildes”.
Hoje o preço médio do botijão de gás de cozinha é de R$ 102,52, de acordo com última pesquisa semanal divulgada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Os beneficiários do chamado “Gás dos Brasileiros” deverão receber, a cada dois meses, o valor correspondente a pelo menos 50% do preço médio nacional de revenda do botijão de 13 kg.
Terão direito ao vale-gás as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional (R$ 550); e as famílias que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o benefício de prestação continuada da assistência social, o BPC, que prevê um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem a família.
O pagamento do voucher para compra de gás será feito preferencialmente à mulher chefe de família.
Últimas notícias
Motorista é espancado até a morte após carro atropelar criança de 5 anos
Concurso dos Bombeiros reabre inscrições e amplia opção de concorrência
Concurso da PM reabre inscrições e permite opção por vagas para pessoas com deficiência
Zanin manda PF entregar dados de celular de Vorcaro em seu gabinete
PGE recomenda que governador vá ao STF contra duas leis aprovadas em Alagoas
Estado marca leilão para vender imóveis considerados sem interesse público
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
