Em visita à Ufal, Paulo Dantas defende maior participação da universidade na gestão pública
Deputado e reitor Tonholo discutiram políticas públicas a partir das pesquisas acadêmicas
O líder da Maioria na Assembleia Legislativa, deputado Paulo Dantas (MDB), defendeu uma maior participação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) nos processos de decisão das políticas públicas do Estado, em visita nesta quarta-feira (24) ao reitor Josealdo Tonholo.
"A Ufal é um dos principais ativos do nosso Estado para promover o desenvolvimento econômico e social. Nossa visita tem o interesse de construir pontes entre o que é produzido de conhecimento aqui até a Casa do Povo, onde se discute Alagoas", declarou Dantas, que parabenizou a Ufal pela Expedição do São Francisco, realizada dias atrás.
Já o reitor Josealdo Tonholo destacou que é importante que a Ufal cumpra cada vez mais o papel de participar do planejamento do Estado, principalmente em projetos de Educação. "Garantir o crescimento de Alagoas é uma missão nossa. Somos uma comunidade de cerca de 45 mil pessoas e por aqui passam projetos de tecnologia, inovação, saúde, agricultura, meteorologia. Todas as potencialidades do Nosso Estado são debatidas com profundidade por nossos professores e alunos", defendeu.
Ensino Superior na Região Norte
Paulo Dantas também informou que vai pedir à bancada federal que lute pela expansão da Ufal para a região Norte do Estado. Há quase 10 anos a universidade tenta abrir um campus em Porto Calvo, antes voltado à área naval mas que deve ter novo foco de ensino. "É uma região carente de espaço para quem quer fazer a faculdade pública. Não por acaso também é uma região com problemas no IDH, no Ideb e sabemos que é pela educação que devemos melhoras esta realidade", analisou Dantas.
Entre os assuntos discutidos na visita estiveram o Polo Tecnológico recém-inaugurado, projetos para segurança pública, para o turismo, para mineração e para formação de profissionais da saúde. A Ufal é responsável por 90% das pesquisas realizadas em Alagoas, incluindo o manejo do Canal do Sertão, dos rios, das lagoas e até de novos tratamentos de doenças.
O deputado estadual entregou ao reitor as novas edições dos livros Terra das Alagoas e Memórias das Alagoas, reeditados pelo Parlamento alagoano, e recebeu um broche de defensor da Universidade.
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
