Meio ambiente

Esgoto despejado na orla de Maceió traz impacto à vida marinha local

O portal 7Segundos conversou com especialistas sobre o assunto

Por João Arthur Sampaio 07/12/2021 15h03 - Atualizado em 07/12/2021 15h03
Esgoto despejado na orla de Maceió traz impacto à vida marinha local
Esgoto invadindo barracas na praia da Ponta Verde - Foto: 7segundos

Diversas pessoas se assustaram no último domingo (05) após o esgoto transbordar e ser "despejado" na praia da Ponta Verde, parte baixa de Maceió. O incidente prejudicou banhistas, ambulantes e transeuntes. Porém, com a maioria das pessoas levantando questões sobre a balneabilidade do local, outra pergunta permanece: "mas e o impacto na vida marinha?".

O portal 7Segundos conversou com o coordenador do Instituto Biota, Bruno Stefanis, e com o coordenador de Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Ricardo César, para responder a este questionamento.

"O plástico é um dos grandes problemas. Os animais ficam enroscados. Então tem aquele impacto direto, esse material é ingerido por animais de grande porte como tartarugas, baleias e peixes-bois e outros. E depois que ele fragmenta é pior ainda porque é ingerido por animais menores e esses são ingeridos por maiores ou até por nós, entrando na cadeia alimentar", explicou Bruno.

Bruno ainda conta que tudo isso faz mal para os humanos, não só pelo aspecto visual, mas também pelo ponto de vista da saúde, uma vez que podemos pegar as mesmas doenças causadas aos animais por conta da cadeia de consumo.

Ricardo não só ressaltou esse risco da alimentação do plástico, como também pontuou que, devido à disposição inadequada do lixo, os resíduos são carregados pelas chuvas e são levados ao litoral, que é composto por um mosaico de ecossistemas frágeis e interdependentes.

"O acúmulo desse material afeta diretamente toda a biodiversidade. Por exemplo, os recifes de corais precisam de luz pra as algas que vivem em simbiose com eles. Elas precisam de luz pra fotossintetizar. Então quando falta a luz ou tem a disposição de qualquer material sobre essa diminuição da transparência da água elas terminam morrendo ou saindo dos recifes. Os recifes sem algas causam o fenômeno de branqueamento".

O coordenador do IMA detalhou que existe uma série de procedimentos em relação à disposição adequada do descarte do lixo. "É necessário evitar que sejam transportados. Nossa drenagem imita a drenagem natural que existia antes, carregando pro oceano. Quando afeta o ecossistema, como existe uma interdependência entre esses, todos são afetados e também a saúde humana".