Sefaz-AL aponta crescimento econômico de 19% em novembro
Atacado, varejo e indústria foram setores que mais cresceram
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) lança, nesta terça-feira (14), o novo boletim do movimento econômico em Alagoas. O balanço constatou que as atividades econômicas de atacado, varejo e indústria obtiveram um crescimento nominal, em conjunto, de 19% no mês de novembro, comparando com o mesmo mês no ano anterior.
A Sefaz analisou os documentos fiscais eletrônicos emitidos neste período, avaliando os efeitos das medidas de regulação das atividades econômicas durante a pandemia na economia do estado e como esta vem se comportando diante deste cenário. O crescimento ocorreu de forma diferente entre as três atividades econômicas.
Atacado
O setor atacadista teve aumento de 15% no seu total, com ênfase positiva nos segmentos representativos de atacadistas de açúcar (101%), combustíveis (33%), atacadista de bebidas (32%), atacadista de material de construção (28%) e atacadista de alimentos (5%), que representaram 74% dos valores totais emitidos.
Varejo
O Varejo apresentou crescimento de 17% no seu total, tendo destaque nos valores mais significativos de emissões o comércio varejista de cosméticos (67%), combustíveis (28%), varejista de alimentos (24%), supermercados (23%), medicamentos (22%), material de construção (14%) e comércio de veículos (10%), que representam 63% do total de emissões do período.
Observou-se que algumas atividades tiveram um crescimento representativo em termos percentuais, tais como frigoríficos e peixarias (114%), produtos químicos (25%), Calçados (22%), dentre outros, porém, estas atividades somadas representam apenas 5% do total de emissões do período. As atividades econômicas que apresentaram resultados negativos foram os varejistas de tecidos (-53%), móveis (-13%) eletrodomésticos (-11%) bebidas (-9%) e hipermercados (-2%), que representam 15% do total de emissões do período.
Indústria
O segmento industrial teve crescimento de 24% no total, tendo se destacado positivamente entre os valores mais significativos a extração mineral (207%), fabricação de cloro e álcalis (96%), fabricação de petróleo e gás (68%), resinas (43%), produtos químicos (34%) e fabricação de açúcar (27%), representando um total de 67% dos valores de emissões no período. As atividades que tiveram resultados negativos foram fabricação de álcool (-39%) e moagem de alimentos (-19%), representando 7% do total de emissões no período.
Bares e Restaurantes
A atividade econômica de bares e restaurantes está enquadrada em prestação de serviços, porém, devido ao fato desta ter sido afetada diretamente pelos decretos estaduais que restringiram as atividades econômicas, faz-se necessária uma análise desta atividade de forma específica. Fazendo uma análise comparativa de janeiro a novembro/2021 com o mesmo período do ano anterior, verifica-se um crescimento médio nominal nesta atividade de 85%.
Esta atividade está em crescente evolução, tendo em vista que no exercício anterior estes estavam com suas atividades lentamente voltando à normalidade. Observa-se um crescimento nominal mensal em 2021 de 4% em janeiro, 9% em fevereiro, 6% em março, 133% em abril, 181% em maio, 152% em junho, 194% em julho, 92% em agosto, 68% em setembro, 51% em outubro e 42% em novembro, quando comparados com estes mesmos meses do ano anterior.
Veja também
Últimas notícias
Unidades do Hemoal funcionam no feriado da Emancipação Política de Alagoas
Câmeras flagram furto de bicicleta dentro de condomínio na Gruta de Lourdes
Corrida 100% Você modificará trânsito em diversos pontos de Maceió
Renato Filho: ‘Energia competitiva pode levar novas indústrias ao Agreste e Sertão’
Ministro Gilmar Mendes volta criticar delegados em gabinetes do STF
Emancipação: Judiciário funciona em regime de plantão nesta quarta (16)
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
