Casos de síndrome respiratória aguda aumentam em Alagoas
Doença vem ocorrendo com frequência
Com a pandemia da Covid-19 oferecendo perigo para a saúde dos alagoanos, o alerta e o cuidado para com doenças respiratórias vem aumentando entre a população.
O monitoramento da incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), feito pelo SIVEP- Gripe, demonstrou que em Alagoas, no ano de 2020, houve um aumento significativo de casos durante a metade do ano, entrando em queda nos últimos meses.
Contudo, apesar de ter decaído, no começo de 2021 e na metade deste ano, os casos voltaram a subir de forma acentuada, sinalizando um alerta para um possível aumento do número de casos de SRAG.
Demais estados
Apesar de gerar preocupação, de acordo com os dados do SIVEP- Gripe, o estado de Alagoas e a capital, Maceió, vem apresentando uma tendência de redução do número de casos de gripe.
Essa mesma tendência ocorre para o Ceará e sua capital, Fortaleza, e o estado do Piauí e Teresina, ambos com a probabilidade de 95% na redução do número de casos registrados.
Contudo, outras capitais do Nordeste estão com o alerta ligado, apesar da tendência geral do estado é que haja uma redução do número de casos, sendo essas cidades João Pessoa (PB), Recife (PE) e Aracaju (SE).
De acordo com o levantamento do SIVEP, somente Salvador (BA) e São Luís (MA) mantém a tendência de seus estados de apresentar um possível aumento do número de casos.