Descarte correto de pneus evita problemas à cidade e promove reciclagem
Objetos podem ocasionar o entupimento das redes de esgoto
Compostos de materiais como borrachas especiais, poliéster, aço e nylon, os pneus podem causar grandes problemas quando descartados de forma incorreta. Por isso, a Prefeitura de Maceió orienta como fazer o descarte correto do objeto: devolvendo ao fabricante/revendedor ou a borracharia onde fará a troca do pneu.
Em um processo de logística reversa, as empresas recebem esses pneus usados para reciclar o que for possível e eliminar os demais componentes. Afinal, estima-se que eles possam levar até 600 anos para se decompor na natureza.
Durante esse período, causam a contaminação do solo e dos rios, devido à toxicidade de seus materiais. Além disso, eles podem servir como criadouros de mosquitos transmissores de doenças, como o Aedes aegypti, trazendo à tona um grave problema de saúde pública.
Educação ambiental
Para amenizar a situação do descarte incorreto e dar uma nova utilidade para os pneus, a equipe de educação ambiental da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) desenvolve um trabalho de reuso do objeto. Manuseando o material, os servidores conseguem confeccionar lixeiras, cadeiras e até utensílios de decoração.
Diretora de planejamento e serviços especiais, Kedyna Tavares afirma que a população precisa estar alinhada com o poder público na preservação do meio ambiente.
“Não adianta fazermos a limpeza dos locais, nos esforçarmos para preservar a natureza e o cidadão continuar com o descarte irregular dos pneus. Isso causa um impacto muito grande ao meio ambiente, além de destruir áreas de convívio da cidade”, disse.
Últimas notícias
Filho de Alves Correia atualiza melhora do radialista: “Já respira sozinho e conversa”
Influenciador revela que foi convidado para voo de helicóptero que terminou em tragédia no Rio
Adolescente fica ferido após colisão entre carro e motocicleta em Arapiraca
Idoso e mulher são socorridos após acidente de trânsito na AL-101 Sul, em Piaçabuçu
Carro atinge motocicletas e derruba poste na AL-101 Norte, em Paripueira
Carro invade praça e colide contra árvore no Centro de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
