Descarte correto de pneus evita problemas à cidade e promove reciclagem
Objetos podem ocasionar o entupimento das redes de esgoto

Compostos de materiais como borrachas especiais, poliéster, aço e nylon, os pneus podem causar grandes problemas quando descartados de forma incorreta. Por isso, a Prefeitura de Maceió orienta como fazer o descarte correto do objeto: devolvendo ao fabricante/revendedor ou a borracharia onde fará a troca do pneu.
Em um processo de logística reversa, as empresas recebem esses pneus usados para reciclar o que for possível e eliminar os demais componentes. Afinal, estima-se que eles possam levar até 600 anos para se decompor na natureza.
Durante esse período, causam a contaminação do solo e dos rios, devido à toxicidade de seus materiais. Além disso, eles podem servir como criadouros de mosquitos transmissores de doenças, como o Aedes aegypti, trazendo à tona um grave problema de saúde pública.
Educação ambiental
Para amenizar a situação do descarte incorreto e dar uma nova utilidade para os pneus, a equipe de educação ambiental da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) desenvolve um trabalho de reuso do objeto. Manuseando o material, os servidores conseguem confeccionar lixeiras, cadeiras e até utensílios de decoração.
Diretora de planejamento e serviços especiais, Kedyna Tavares afirma que a população precisa estar alinhada com o poder público na preservação do meio ambiente.
“Não adianta fazermos a limpeza dos locais, nos esforçarmos para preservar a natureza e o cidadão continuar com o descarte irregular dos pneus. Isso causa um impacto muito grande ao meio ambiente, além de destruir áreas de convívio da cidade”, disse.
Últimas notícias

Igreja Católica anuncia festa da padroeira de São Miguel dos Milagres

Museu Zezito Guedes amplia horário de visitação; confira a programação

Tardezinha Cultural tem programação voltada para o São João neste fim de semana

Lava-jato é autuado por despejo irregular de efluentes na Avenida Gustavo Paiva

Homem é morto com mais de 30 facadas e tem corpo jogado em barragem

Durante CPI, Rico Melquiades joga tigrinho, ganha R$ 120 e diz: “Tô nervoso”
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
