Meio ambiente

Descarte correto de pneus evita problemas à cidade e promove reciclagem

Objetos podem ocasionar o entupimento das redes de esgoto

Por Assessoria 18/12/2021 10h10
Descarte correto de pneus evita problemas à cidade e promove reciclagem
Objetos podem ocasionar o entupimento das redes de esgoto - Foto: Assessoria

Compostos de materiais como borrachas especiais, poliéster, aço e nylon, os pneus podem causar grandes problemas quando descartados de forma incorreta. Por isso, a Prefeitura de Maceió orienta como fazer o descarte correto do objeto: devolvendo ao fabricante/revendedor ou a borracharia onde fará a troca do pneu.

Em um processo de logística reversa, as empresas recebem esses pneus usados para reciclar o que for possível e eliminar os demais componentes. Afinal, estima-se que eles possam levar até 600 anos para se decompor na natureza.

Durante esse período, causam a contaminação do solo e dos rios, devido à toxicidade de seus materiais. Além disso, eles podem servir como criadouros de mosquitos transmissores de doenças, como o Aedes aegypti, trazendo à tona um grave problema de saúde pública.

Educação ambiental

Para amenizar a situação do descarte incorreto e dar uma nova utilidade para os pneus, a equipe de educação ambiental da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) desenvolve um trabalho de reuso do objeto. Manuseando o material, os servidores conseguem confeccionar lixeiras, cadeiras e até utensílios de decoração.

Diretora de planejamento e serviços especiais, Kedyna Tavares afirma que a população precisa estar alinhada com o poder público na preservação do meio ambiente.

“Não adianta fazermos a limpeza dos locais, nos esforçarmos para preservar a natureza e o cidadão continuar com o descarte irregular dos pneus. Isso causa um impacto muito grande ao meio ambiente, além de destruir áreas de convívio da cidade”, disse.