Estado tem condição financeira forte e está estruturado para aguentar a pandemia, diz secretário de Planejamento
Fabrício Marques elogiou a estrutura, que é capaz de ser reorganizada para atender às pessoas
O secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, disse que Alagoas tem uma condição financeira "muito forte" e que está preparada para aguentar possíveis "rescaldos" da pandemia da Covid-19, uma vez que a atual estrutura permite flexibilizações.
A fala aconteceu durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (30). No evento, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) apresentou a estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) de Alagoas para 2021 e a reestimativa de 2020.
"Estamos com uma estrutura capaz de ser reorganizada para atender às pessoas. Melhor que em 2020. Temos hospitais próprios e a experiência deste período de pandemia. Também estamos bem robustos financeiramente e, neste ano, vamos investir quase R$ 3 bilhões", detalhou.
O gestor da pasta complementou o argumento dizendo que, por conta da capacidade do Estado de investir, caso apareça alguma despesa não prevista, Alagoas tem condições de resolver a situação. "Hoje nós poupamos mais de 20% da arrecadação para investimentos. Se tivermos algum problema, temos condições de diminuir a poupança para manter ou ampliar os serviços".
Em relação ao ponto de vista de investimentos por parte da iniciativa privada, Fabrício ressaltou o fato de Alagoas ser um dos estados brasileiros com menos mortes por Covid-19 a cada 100 mil habitantes, e classificou como essenciais a estabilidade institucional e a transparência para os investidores.
Crescimento de 6,5%
O Governo de Alagoas divulgou os dados referentes à estimativa anual até o terceiro trimestre de 2021 do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. A apresentação ocorreu durante coletiva de imprensa realizada na sede da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), que é responsável pelo levantamento junto ao IBGE.
De acordo com os dados apresentados, estima-se um crescimento de 6,50%, em relação ao mesmo período de 2020. O avanço é justificado pelo resultado positivo em todos os setores: Agropecuária (9,82%), Indústria (7,89%) e Serviços (5,39%).
Na agropecuária no acumulado do ano de 2021, em relação ao mesmo período do ano anterior, variou positivamente em 9,82%, tendo em vista crescimento nas estimativas de produção das lavouras: cana-de-açúcar (18,04%), laranja (9,61%), banana (24,74%), abacaxi (4,85%), coco-da-baía (0,76%), amendoim (0,79%), feijão (em grão) (75,64%), milho (34,62%), tomate (10,71%), arroz (47,03%) e batata doce (2,31%). Os demais produtos: fumo (em folha) (-4,26%) e mandioca (-1,86%) tiveram variação negativa.
Já a indústria alagoana expandiu 7,89%, acarretado, em especial, pelo comportamento observado em seus subsetores: indústria de transformação (28%), construção (9,74%), eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação (17,13%). Em contrapartida, o subsetor indústria extrativa apresentou queda de 26,36%, motivada pela redução na produção de petróleo e gás natural.
O setor de Serviços (5,39%) teve seu crescimento influenciado pelos subsetores: administração, educação e saúde pública, defesa e seguridade social (6,92%); comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (3,99%); atividades profissionais, científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares (4,52%); alojamento e alimentação (6,34%); e transporte, armazenagem e correio (13,78).
Últimas notícias
Agentes do DMTT abordam veículo com descarga alterada na Ponta Verde
Dia do Evangélico é comemorado em noite de fé e adoração no Louva Palmeira 2025
Natal de Todos Nós: Maceió acende luzes do Natal de Todos Nós neste sábado (6)
Arapiraca celebra produção de audiovisual com IV Festival de Cinema
WS Estofados lança rifa solidária para reconstrução de fábrica incendiada em Arapiraca
Prefeitura anuncia abertura das matrículas escolares em Matriz de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
