Natal da FelizCidade já levou 20 mil visitantes ao Pilar
Com direito ao espetáculo internacional Parada das Luzes, o Natal da FelizCidade foi aberto oficialmente no dia 28 de novembro
Um evento, em especial, reabriu o município do Pilar para Alagoas. Com o Natal da FelizCidade, a Prefeitura conseguiu recolocar a cidade na rota do turismo, fomentando o empreendedorismo e movimentando a economia local. As atrações na orla lagunar, inclusive, seguem até 06 de janeiro. Até aqui, estima-se que 20 mil pessoas já visitaram o Pilar desde o mês passado.
Com direito ao espetáculo internacional Parada das Luzes, o Natal da FelizCidade foi aberto oficialmente no dia 28 de novembro. Além da ornamentação especial distribuída ao longo de toda a orla, o espaço também recebeu os estandes da Feira do Empreendedor, por meio da qual o micro e pequeno empresário dispõe de toda a estrutura necessária para expor e comercializar seus produtos.
Segundo a secretária municipal de Turismo e Eventos, Dany Santos, o aumento do fluxo de turistas favorece, sobremaneira, a geração de emprego e renda, beneficiando, direta e indiretamente, ao menos 500 pessoas.
“E o Natal da FelizCidade tem sido muito importante para a cadeia produtiva do turismo. Desde o início, adotamos estratégias com vistas à atração de visitantes, inclusive, de outros estados, firmando parcerias com agências de viagem, disponibilizando vans para o translado de turistas até o Pilar e divulgando, nos hotéis da capital, o roteiro que denominamos ‘Caminhos de Pilar’”, conta a secretária, lembrando também o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Pilar como determinante.
Santos destaca, ainda, que o Natal da FelizCidade já representa um novo e consolidado produto turístico. “Nosso Natal tem repercutido em várias regiões do país. Podemos dizer que ele já faz parte do calendário de eventos de Alagoas, a exemplo do tradicional Festival do Bagre”, reforça a gestora, acrescentando que a meta, agora, é comercializar pacotes turísticos junto a agências de receptivo.
“Além do Natal, também temos outras grandes festas, como a da Nossa Senhora do Pilar, padroeira da cidade, e o próprio Festival do Bagre. E no nosso plano de ação, que tem como base o índice de competitividade do turismo nacional, consideramos também todos os protocolos sanitários, conforme compromisso assumido enquanto destino que possui o selo Safe Travels”, complementa a secretária.
E a chegada de 2022 já proporciona novas possibilidades. É que a Prefeitura do Pilar já trabalha para entregar mais dois importantes equipamentos: um teleférico – que vai ligar as partes alta e baixa da cidade – e a maior estátua do mundo de Jesus Cristo, com 70 metros de altura. “Tais investimentos vão consolidar o Pilar como destino turístico internacional, fortalecendo a identidade local, fomentando novos empreendimentos e, portanto, desenvolvendo a cidade como um todo”, assegura Santos.
Comerciantes atestam importância do Natal
Maria José Ferreira trabalha como costureira, mas, neste final de ano, cadastrou-se para vender batata frita numa das barracas da orla lagunar. Ela conta que vem aproveitando a chance de fazer uma grana extra para comprar uma nova máquina de costura. “Vou juntar todo o dinheiro para realizar esse meu sonho”, conta a também dona de casa.
Adriano Pereira, por sua vez, é proprietário de uma pizzaria no centro do Pilar e confirma que o movimento, “apesar de muita gente ainda sentir os reflexos da pandemia, melhorou consideravelmente”.
“É realmente um diferencial. Isso porque, além de deixarem dinheiro aqui na cidade, as pessoas que vêm conhecer o Pilar nos ônibus cedidos pela Prefeitura acabam retornando depois”, avalia o empresário, acrescentando que já precisou contratar mais dois colaboradores “devido à demanda do Natal”, passando a empregar oito pessoas ao todo.
Outro que também se diz contente com o retorno do investimento feito pela Prefeitura é Márcio Lages (foto). Dono de uma sandubaria fundada há 13 anos no Pilar, Lages conta que precisou se reinventar em meio à pandemia, quando o delivery deixou de ser opção.
“Já no primeiro dia do Natal [da FelizCidade, em novembro], tivemos um acréscimo de 50% no faturamento, em comparação com um dia normal. Já tínhamos eventos como o da padroeira e, com o Natal, ficou ainda melhor”, afirma o empresário, que, inclusive, já fez uso do Banco Pop, o banco de fomento do Pilar que auxilia o micro e pequeno empresário.
Hoje, Márcio Lages já contabiliza uma cartela com cerca de oito mil clientes, empregando 17 pessoas e já almejando abrir uma filial em Maceió. “Vamos aproveitar o bom momento e trabalhar para que isso acontece já em 2022”.
Últimas notícias
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
