Meio ambiente

Mais de 200 aves em cativeiro são apreendidas em fiscalização na Zona da Mata de AL

Operação Curupira foi encerrada nesta sexta-feira (31)

Por 7Segundos 31/12/2021 18h06
Mais de 200 aves em cativeiro são apreendidas em fiscalização na Zona da Mata de AL
Operação Curupira foi encerrada nesta sexta-feira (31) - Foto: ICMBio-AL

A Operação Curupira conseguiu resgatar 215 aves em cativeiro na região do entorno da Estação Ecológica (Esec) e da Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici, ambas localizadas na região da Zona da Mata de Alagoas. Encerrada Nesta sexta-feira (31), a operação conseguiu também prender em flagrante um homem por porte ilegal de arma de fogo e realizou a detenção de outros dois indivíduos por manterem aves silvestres em cativeiro. 

As apreensões e a prisão foram realizadas por fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A operação de fiscalização teve início no dia 25 de dezembro e foi 5ª ação deste tipo realizada em 2021, tendo como resultado a aplicação de 11 multas, totalizando a quantia de R$ 79.055,00.

Deram apoio à fiscalização o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar de Alagoas. Durante todo ano de 2021, somente na região de Murici, as ações de fiscalização conseguiram recolher 1.265 aves silvestres.

O balanço da 5ª edição da Operação Curupira resultou no seguinte: 215 aves apreendidas, 9 carcaças de animais silvestres recolhidos, sendo 3 de tatu verdadeiro, 2 de tamanduá mirim, 2 de quati, 1 de jacaré e 1 de lagarto teju, 250 gaiolas e alçapões destruídos, 7 tatuzeiras recolhidas e 3 espingardas apreendidas