Política

Especialista ressalta como não cair em fake news durante o período eleitoral deste ano

O 7Segundos conversou com a professora da UFC (Universidade Federal do Ceará), Helena Martins

Por Ezequiel Rocha - estagiário* 08/01/2022 08h08
Especialista ressalta como não cair em fake news durante o período eleitoral deste ano
Urna eletrônica - Foto: Reprodução/ TSE

Fake News, ou notícia falsa, é um termo que se popularizou durante as eleições de 2016, nos Estados Unidos. O candidato à presidência Donald Trump, usava regularmente nos discursos e como forma de estratégia durante corrida pela presidência.

No Brasil, essas notícias fabricadas para gerar desinformação, tomaram força durante a corrida presidencial de 2018, o candidato, hoje atual Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), esteve no centro da fabricação e compartilhamento de desinformação.

Com a próxima eleição se aproximando, o 7Segundos conversou com a professora da UFC (Universidade Federal do Ceará), Helena Martins, sobre o perigo das fakes news durante o período eleitoral e como os eleitores podem fazer para evitar a desinformação.

Em um panorama geral, a educadora falou que as notícias falsas são um problema também para a democracia. “Acaba fazendo com que as pessoas deixem de ter um horizonte de compreensão comum sobre quais são as questões que nos afetam e de como superar essas questões. É um problema de fato que tem a ver com a própria democracia. O fato de que as as pessoas acabam sendo divididas em grupos que praticamente leem a sociedade e seus problemas de formas muito diversas e deixam de ter uma base comum de compreensão ou de entendimento e portanto também de busca”

Ao analisar as eleições deste ano a professora afirmou que é preciso um cuidado maior e dá dica de como evitar cair nessas informações falsas: “verificar quais são os grupos de WhatsApp, e Telegram dos quais você participa. verificar a confiabilidade de fato das pessoas que disseminam essa informação, essas informações sempre vem ou não de fontes mais diversas. Buscar a verificação por meio de agências de checagem de alguma fala polêmica e algo que você percebe que pode ser ou uma mentira ou algo descontextualizado ou exagerado enfim ter uma postura e preocupada”.

*Com supervisão da Editoria