Número de assassinatos cai mais de 50% nos últimos nove anos em AL
Governador Renan Filho apresentou dados durante coletiva de imprensa
De 2013 a 2021, Alagoas teve uma redução de mais de 50% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). É o que mostra o balanço do Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Nesta segunda-feira (10), o governador de Alagoas, Renan Filho, e o secretário de Estado da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, convocaram uma coletiva de imprensa para divulgar um balanço dos indicadores criminais do estado referentes ao ano de 2021.
De acordo com os dados, foram registrados 1.135 homicídios ano passado, uma redução de 15,71% comparado com ano de 2020. E, principalmente, uma redução de 50,13% se comparado ao ano de 2013, que teve 2.276 CVLIs.

Em Maceió, a queda foi de mais de 60%. Foram 330 homicídios em 2021, comparados a 826 CVLIs em 2013. Na comparação entre 2020 e 2021, a queda foi de 18,52%.

Durante a entrevista coletiva, Renan Filho ressaltou ainda que Alagoas teve o melhor desempenho nacional em redução de violência, melhor número da década entre todos os estados brasileiros.
“Sempre disse que não era o caminho terceirizar a responsabilidade sobre a Segurança Pública de Alagoas. Fazendo coisas simples, sem terceirizar responsabilidades, melhorando equipamentos, fazendo investimentos nas instalações, fazendo concursos públicos, temos, hoje, as forças de Segurança Pública no topo em tudo”, afirmou.
O secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, relembrou, que no passado, Alagoas esteve com os piores índices por dez anos.
“Alagoas era o estado mais violento há dez anos, Maceió era a capital mais violenta há dez e a quinta no mundo. Os alagoanos já não acreditavam mais que o principal problema que atingia suas vidas fosse resolvido. O governador Renan Filho acreditou que era importante não transferir responsabilidade, formar equipe comprometida para mudar a realidade”, Alfredo Gaspar de Mendonça.
Confira outras estatísticas:






Últimas notícias
Cantor Heitor Boyzinho lança novo audiovisual e aposta em projetos para 2026
PCAL investiga homicídio ocorrido em Maceió
Fachin cancela reunião para discutir Código de Ética do STF
Em fórum, Brasil e Rússia defendem energia nuclear para fins pacíficos
“Não tenho pressão sobre ele”, diz presidente do PT sobre Haddad
Acusado de assédio sexual, Buzzi apresenta atestado médico de 10 dias
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
