Brasil

Brasil ultrapassa 1 milhão de consumidores de energia solar

Aumento do consumo da tecnologia é o custo da eletricidade tradicional no país

Por 7 Segundos com TCNews 17/01/2022 14h02
Brasil ultrapassa 1 milhão de consumidores de energia solar
Placas de energia solar - Foto: Ben-Schonewille/Thinkstock

Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de consumidores de produtos para geração própria de energia solar.

Uma das causas do aumento do uso da energia é o aumento do custo da eletricidade no país. Com grande parte da geração própria de energia solar no Brasil estando concentrada em residências, somando 76,6% dos consumidores da tecnologia.

O modelo também é usado por comerciantes que procuram reduzir os gastos, geralmente tendo redução nos custos de eletricidade três meses após instalar a tecnologia, minimizando o valor apenas para a taxa básica.

Apesar do marco, o uso da energia ocupa pouco espaço na matriz elétrica brasileira, com apenas 1,7%, atrás da energia de biomassa (9,1%) e hidrelétrica (65,2%), segundo levantamento da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

De acordo com o coordenador da Absolar, Guilherme Susteras, especula-se que a tecnologia ocupe pelo menos um terço da matriz total do Brasil daqui há 20 anos. Atualmente o país está em 14º lugar no ranking dos países que têm a tecnologia instalada.

Uma das preocupações do cenário de energia solar é que, mesmo com o aumento da demanda, o modelo ainda tem um alto custo inicial, recompensando dentro de alguns anos, logo os produtores e vendedores da tecnologia buscam democratizar o produto e tornar seu preço mais acessível.