Crianças recebem ‘Certificado de Coragem’ em postos de vacinação com ambientação temática
No Maceió Shopping, um dos pontos de vacinação, Minnie e Emília receberam os pequenos no segundo dia de vacinação
Em mais um dia de vacinação de crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente e/ou comorbidades na capital alagoana, os pequenos foram recebidos, na última terça-feira (18), com ambientação temática e mural para registrar o momento pós-vacina, balões, pirulitos, brinquedos e oficinas lúdicas. Além da ambientação temática, a criançada ainda recebeu um ‘Certificado de Coragem’ após a vacinação.
A médica oncologista Monique Ramalho Marinho foi uma das mães que levou seu filho ao ponto de vacinação; para ela, o ambiente temático motivou seu filho, Lucas Ramalho, na hora da vacinação.
“Toda essa temática está motivando essas crianças a virem se vacinar, porque muitas crianças têm medo; esses personagens, o carinho dos profissionais de entregar balões, pirulito, certificado de coragem, faz com que elas relaxem e torna o momento mais tranquilo”, explica.
Lucas Ramalho fez um apelo às crianças e aos pais que ainda não procuraram um ponto de vacinação “Crianças, venham se vacinar para vocês não se contaminarem com a Covid, aqui nós recebemos um ‘Certificado de Coragem’, é muito bom”, destaca.
Avó de Ian Alessandro, criança vacinada no Maceió Shopping, Maria de Lurdes disse considerar a ação muito interessante e atrativa para a criançada que vai aos pontos de vacinação.
“Eu estou achando esta ação muito interessante, as crianças ficam alegres com qualquer coisa diferente que elas veem esse visual aqui está muito bom e atrativo, faz com que todo o receio da criança desapareça”, explica.
De acordo com Valquíria Souza, mãe de Victória Souza, uma das crianças vacinadas, a temática também a ajudou na hora da vacinação porque ela não precisou fazer nenhum esforço para segurá-la; Valquíria também apela aos pais para levarem seus filhos ao ponto de vacinação.
“Toda essa temática é maravilhosa para mim, minha filha perdeu o medo de se vacinar, não precisei fazer nenhum esforço para segurar na hora da vacina. Vocês, pais, que ainda não trouxeram seus filhos para se vacinar, tragam! A vacina vai proteger seu pequeno e isso é muito importante para nós que somos pais”, afirma.
A enfermeira Rosângela Almeida destacou que nesse segundo dia de vacinação, a procura por vacina não foi como ela esperava.
“Esse ambiente temático está influenciando os pequenos a virem se vacinar, mas nós, como profissionais de saúde, esperávamos mais adesão. Espero que os pais se conscientizem e venham trazer seus pequenos para a gente vacinar e livrá-los desse vírus ”, destaca.
De acordo com a psicóloga da Gerência de Atenção Psicossocial (GAP), Carla Lamenha, a ambientação temática e o certificado de coragem são fatores importantes e influenciam os pequenos no momento da vacinação.
“A criança vai até o ponto de vacinação com medo, angustiada e frustrada. Ao chegar lá, toda a ambientação temática, que está relacionada com tudo que é lúdico, e esse ‘Certificado de Coragem’, fazem com que elas se sintam motivadas, pois isso faz transparecer a esses pequenos que eles são capazes de enfrentar essa situação em que eles não acreditavam que conseguiriam”, explica.
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
