“Só não bateu em mim por que puxaram ele”, diz vereadora ameaçada pelo prefeito Márcio Lima
Uveal emitiu nota de repúdio em defesa de Gersileide Mateus
Um caso de violência contra a mulher, registrado em Santa Luzia do Norte, tem deixado um clima tenso no município. A vereadora e ex-primeira-dama, Gersileide Mateus (Republicanos), diz ter sido ameaça e humilhada pelo prefeito da cidade, Márcio Lima (Progressistas). O fato aconteceu na última terça-feira (18), na Câmara Municipal.
Em entrevista ao Portal 7Segundos, nesta quinta-feira (20), a vítima revela que a maior revolta é pelo fato de que várias pessoas - entre vereadores, diretores da Casa de Leis, entre outros - estavam presentes no momento do ocorrido, e nenhum deles tentou defendê-la enquanto mulher.
“Ele [prefeito] estava fora de si. Me chamou de cachorra na frente dos vereadores Laudemir Balbino, Édson Albino, Vandeval, Maria Verônica, Adelmo Cabral, Givaldo Gamão, Márcio Jorge e Del Mecânico, além do procurador da Câmara, Dr Paulo - único que tentou acalmar o prefeito”, revelou a vítima.
Gersileide disse que se não fosse o vice-prefeito, Nailton Alves, ela teria sido agredida fisicamente. “Ele saiu puxando o Márcio Lima para que ele não me agredisse”, contou.
Ainda de acordo com a vítima, a discussão foi iniciada pelo prefeito Márcio Lima, que questionou a parlamentar por conta do voto contrário em uma matéria de interesse do Legislativo. “Ele veio me afrontar para saber o motivo de eu não ter votado a favor de um Projeto que traria a Unopar para o município. Daí eu perguntei por que ele estava preocupado com o meu voto, já que a matéria foi aprovada e ele tem o apoio de sete vereadores”.
Gersileide destacou que as ofensas foram estendidas ao esposo dela, o ex-prefeito do município, Edson Mateus. Ela denunciou o caso na Delegacia de Polícia do município e registrou um Boletim de Ocorrência (BO) por injúria e violência contra a mulher.
UVEAL EMITE NOTA DE REPÚDIO
O presidente da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal), Eduardo Tenório, emitiu uma nota prestando solidariedade a colega vereadora e repudiando o fato, que caracterizou como “machista” e “injurioso”.
“A UVEAL se solidariza com a nobre Vereadora e repudia tal atitude desrespeitosa, gratuita é extremamente lamentável, que contraria e excede o direito à liberdade de expressão, resultado de grave lesão as garantias constitucionais de qualquer cidadão e que ferem a dignidade e a honra da Vereadora”, diz um trecho do documento.
VEREADORA POR MACEIÓ SE POSICIONA
A vereadora por Maceió, Teca Nelma, usou suas redes sociais para prestar solidariedade à Gersileide Mateus.
“Toda solidariedade a vereadora por Santa Luzia do Norte, Gersileide Silva, vítima de agressões verbais machistas feitas pelo próprio Prefeito da cidade. E intolerável o desrespeito com que somos tratadas, mas não podem nos calar. A política é nosso
espaço de direito! Seguiremos”, escreveu.
A reportagem tentou contato telefônico com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Santa Luzia do Norte, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
