Alagoas foi o estado do país que mais reduziu a dívida nos últimos 7 anos
Renan Filho, George Santoro e Fabrício Marques apresentaram dados
O governador Renan Filho, o secretário de estado da Fazenda, George Santoro, e o secretário do Planejamento, Fabrício Marques, apresentaram nesta segunda-feira (24) um balanço fiscal desde o início da gestão até o ano de 2021. De acordo com os dados, Alagoas foi o estado do país que mais reduziu a dívida nos últimos 7 anos.
O percentual saiu de 177,6%, o quinto estado que mais devia em 2015, para percentual de 75,3% em 2021. Os números são referentes à Dívida Consolidada/RC. Já referente à Dívida Consolidada Líquida/RCL, o percentual saiu de 166,8% para 38,0%.
“Para o tamanho da economia de Alagoas, esse número era absolutamente não proporcional. Alagoas devia mais que estados que economias maiores. A gente iniciou um processo, conduzido pelo governador e pelo senador Renan Calheiros (MDB), de negociação de dívidas. Saímos do quinto mais endividado e provavelmente estaremos como 14ª estado este ano”, explicou George Santoro.
De acordo com ele, por isso, Alagoas vem batendo recorde em investimentos. Desde 2015, foram investidos R$ 8,6 bilhões. Só no ano de 2021, foram R$ 3,8 bilhões. São investimentos em hospitais construídos, UPAS, CIPs, equipamentos para Segurança Pública, Educação e mais.
“O estado bateu recorde de investimentos nas três áreas de política social. Investir é aplicar mais recursos onde as pessoas mais precisam que sejam aplicados. O que possibilita isso é uma gestão fiscal. Ninguém faz programa social, investe e melhora salário sem gestão fiscal. Nosso resultado fiscal se transformou em melhoria de políticas públicas”, afirmou Renan Filho.