Saúde

Câncer de filha de Tiago Leifert afeta exclusivamente crianças, diz médico alagoano

O oftalmologista também informa sobre quais exames devem ser feitos para diagnosticar doença

Por Júlio Nesi* 06/02/2022 08h08
Câncer de filha de Tiago Leifert afeta exclusivamente crianças, diz médico alagoano
O oftalmologista Cleovan Almeida - Foto: Assessoria

O médico oftalmologista, o doutor Cleovan Almeida, em entrevista concedida ao 7Segundos, explica o câncer ocular que aflige a filha do casal de jornalistas Tiago Leifert e Diana Garbin, a Lua Garbin Leifert.

Segundo o doutor, a doença conhecida como retinoblastoma, que é hereditária, afeta exclusivamente crianças, com maior risco para bebês de 0 a 2 anos.

“O retinoblastoma é um câncer exclusivamente de criança, é um tumor intra ocular primário, não vindo de nenhum outro lugar. Ele é 40% somático e 60% hereditário”, afirma o médico.

Essa doença ocular se apresenta como uma mancha branca no olho ou um estrabismo, sendo detectado no chamado “teste do olhinho”, que deve ser feito pelo bebê em intervalos de seis meses desde o nascimento até seus dois anos de idade.

O tumor, que tem menos de 15 mil casos registrados por ano no Brasil, corresponde a 3% dos cânceres infantis e representa riscos para os olhos das crianças. Entre os sintomas da doença, estão problemas de visão, dor no olho e até dificuldade para movimentar os globos oculares.

*Com supervisão